O Mercado Livre de Energia como o próprio nome diz é um setor da iniciativa privada que permite aos consumidores comprarem energia elétrica diretamente dos gerados e das empresas comercializadoras, é o chamado Ambiente de Contratação Livre.
Agências com Edição do DT
O outro mercado que do setor elétrico é o Ambiente de Contratação Regulada, onde os consumidores estão presos à compra de energia das concessionárias e distribuidoras, sem a liberdade de escolha sobre a compra ou o seu fornecedor de energia. Esse consumidor paga uma fatura mensal de energia e as tarifas são reguladas pelo governo, não há uma concorrência de mercado como no ambiente livre.
Quem opta pelo comércio livre de energia pode comprar diretamente dos geradores ou das empresas comercializadoras através de contratos comerciais bilaterais em condições previamente negociadas, como preço, prazos de contratação, volume de energia adquirida ou qualquer outro ponto que as partes entenderem negociável como em qualquer contrato de compra e venda no mercado. Nesse caso o comprador paga uma fatura sobre o serviço de distribuição para sua concessionária local – a tarifa regulada – e outra ou outras referentes ao pagamento da própria energia comprada – preço negociado de contrato. Essas faturas pertencem ao fornecedor ou o comercializador de energia com quem ele fez o negócio.
Veja também as mais lidas do DT
Quem pode ser livre?
Não é qualquer consumidor que pode negociar no Mercado Livre de Energia. Apenas empresas que consomem acima de 500 KW, o que significa uma estrutura industrial, de comércio ou serviço com um determinado porte. Os consumidores residenciais no Brasil estão fora do Mercado Livre de Energia.
Como ser livre?
Todos os consumidores que se enquadram no consumo de energia superir aos 500 KW podem migrar para o Mercado Livre. O primeiro passo é procurar um atendimento especializado. Um dos primeiros passos para a migração do mercado cativo para o livre é a conversão do medidor de energia.
Sugestão da editoria Sustentabilidade Corporativa do DT: http://www.tradener.com.br