Aracaju, capital do Sergipe, é conhecida por oferecer uma combinação de belas praias, rica cultura e uma atmosfera relaxante. A busca pela cidade como destino turístico sempre foi alta, mas segundo dados recentes o interesse dos turistas está cada vez mais crescente.
Em agosto, foi registrado pelo Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, um crescimento de 3,3% no fluxo de passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Aena, empresa que gerencia o terminal. Lembrando que trata-se de um mês de baixa temporada, portanto, no verão a capital sergipana tende a explodir de visitas.
Com ótimas expectativas para o fim do ano, Marcos Franco, secretário do Turismo de Sergipe, comentou os números obtidos em agosto.
Veja também as mais lidas do DT
“O aumento no número de voos, as parcerias com o setor privado e, principalmente, o trabalho contínuo de promoção de Sergipe como destino turístico durante todo o ano contribuíram para esse resultado positivo. Estamos confiantes de que essa tendência de crescimento continuará nos próximos meses”, pontuou.
Para ajudar você que quer saber o que fazer em Aracaju, o DIÁRIO reuniu algumas dicas de passeios turísticos considerados imperdíveis. Que tal conhecer?
1. Praia e orla de Atalaia:
A praia do Atalaia é a mais famosa da cidade, conhecida por sua ampla faixa de areia, calçadão, quiosques e atividades para toda a família. É um ótimo lugar para relaxar, fazer caminhadas ou praticar esportes aquáticos. Além da praia, a orla oferece uma série de opções de entretenimento, como ciclovias, parquinhos para crianças, e a famosa Feirinha de Artesanato, onde você pode encontrar artesanato local e souvenirs.
2. Mercado Municipal Antônio Franco:
Se você busca um local ideal para experimentar a culinária local e comprar produtos regionais em Aracaju, o Mercado Municipal Antônio Franco é a melhor opção. O mercado oferece uma variedade de alimentos, incluindo frutas, peixes, e especiarias típicas. Também há peças de vestuário e artesanato.
O prédio onde fica o Mercado Municipal já por si só vale o passeio, tendo sido construído em 1926. Com seu tradicional relógio central, tornou-se um dos símbolos da capital do Sergipe.
3. Catedral Metropolitana de Aracaju:
Construída em 1982, Catedral Metropolitana de Aracaju localizada no Parque Teófilo Dantas, no centro da cidade, é um dos mais significativos monumentos da arquitetura religiosa. Trata-se de um importante ponto histórico e religioso da cidade.
Endereço: R. Propriá, 228 – Centro, Aracaju – SE, 49010-040
Telefone: (79) 3214-3418
A Catedral tem um Instagram oficial, acesse.
4. Museu da Gente Sergipana:
Inaugurado em 2011, este é um museu interativo que oferece uma visão abrangente da cultura e história de Sergipe. Consiste em um excelente lugar para aprender sobre a história local de forma divertida e educativa. Tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 10h às 15h.
Veja mais detalhes do Instagram do Museu da Gente Sergipana.
5. Parque da Sementeira:
O Parque da Sementeira é um parque urbano com áreas para caminhadas, piqueniques e esportes. É um lugar agradável para relaxar e se conectar com a natureza, perfeito para ir sozinho, em casal ou com a família toda. O local abre às 5h e fecha às 21h30.
Av. Jornalista Santos Santana, s/n – Jardins, Aracaju – SE
Telefone: (79) 3021-9900
6. Oceanário de Aracaju:
Um espaço dedicado à vida marinha, ideal para famílias e interessados em aprender mais sobre a fauna aquática da região. O local é gerenciado pelo Projeto TAMAR, que está presente no Sergipe desde a década de 1980. Um dos destaques do Oceanário de Aracaju é o grande aquário oceânico, com 150 mil litros de água salgada, que abriga cerca de 30 espécies de animais marinhos.
Para mais informações, acesse o site do Projeto TAMAR.
7. Praia do Sarney:
Um pouco mais afastada do centro, esta praia é conhecida por suas águas calmas e é um ótimo lugar para relaxar longe das multidões. Tem diversos quiosques e bares para completar o passeio. Está entre as dez melhores praias de Aaracaju e não pode fazer em seu roteiro pela cidade.
8. Centro Histórico:
Explore a arquitetura colonial e os edifícios históricos da cidade, como o Palácio-Museu Olímpio Campos e o Sobrado da Praia. Recentemente, aliás, o governo do Sergipe divulgou que estuda uma revitalização do Centro Histórico de Aracaju, portanto, devem ser feitas melhorias no local para receber os turistas e moradores.
No Instagram de Sergipe é possível conferir mais sobre Aracaju e demais cidades do Estado.
REDAÇÃO DO DIÁRIO