Observatório de Transição Energética é inaugurado em Brasília

Continua depois da publicidade

Com recursos da Itaipu, Observatório de Transição Energética é inaugurado em Brasília
Cerimônia teve a participação do presidente Lula. Iniciativa é da Itaipu, Ministério de Minas e Energia e Centro da Memória da Eletricidade no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa segunda-feira (26), na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF), da inauguração do Observatório Nacional de Transição Energética, um espaço dedicado à história dos setores de energia e mineração no País, desde o período colonial até a construção das grandes barragens hidrelétricas e o advento das novas tecnologias.

Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.
Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.

A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu Binacional, que patrocinou o projeto, o MME e o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil. O observatório ocupa dois pisos do Ministério de Minas e Energia (térreo e subsolo) e abriga exposições físicas e interativas, dois auditórios, além de um ambiente virtual com conteúdos sobre os principais marcos, fatos e desafios do País na área de energia.

Veja também as mais lidas do DT

O descerramento da placa de inauguração aconteceu durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). Também participaram do ato a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e o presidente do Centro da Memória, Alberto Jardim.

Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.
Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.

Alberto Jardim disse que o projeto está alinhado ao planejamento estratégico do Centro de Memória e ao momento histórico do planeta. “A transição energética é uma realidade que tem que ser retratada. E a Itaipu tem uma tradição em sustentabilidade e em inovação muito grande. Então, não podia ser um parceiro melhor”, afirmou.

Enio Verri defendeu que preservar a memória é importante para guiar a visão de futuro das energias no País. Em 50 anos de história, assinalou, a Itaipu ofereceu não apenas energia de qualidade à população como promoveu ações de respeito ao meio ambiente – como o maior programa de reflorestamento já feito no mundo por uma usina hidrelétrica. “A pauta da transição energética é a pauta da Itaipu.”

Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.
Crédito: Dinho Mendes / Itaipu Binacional.

Ainda segundo ele, a situação climática atual do planeta – com cheias, degelo, poluição – exige um processo de transição mais rápido. “Por isso o nossos investimentos em novas fontes de energia”, completou, citando como exemplo alguns projetos desenvolvidos pela empresa, como o biogás, o hidrogênio verde, o SAF (combustível verde para aviação) e o uso da lâmina de água do reservatório para a produção de energia solar.

A exposição virtual do Observatório Nacional de Transição Energética pode ser acessada neste link.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade