Nessa matéria “Olá Salvador”, o DIÁRIO mostra os principais destaques do 1º dia de viagem da press trip “Salvador Nice To Meet You”, e por quê vale a pena visitar a capital baiana
Há uma letra de música da cantora Taylor Swift, chamada “Blank Space”, onde ela canta: “Prazer em te conhecer, onde você esteve? Eu posso te mostrar coisas incríveis!”
Pois foi exatamente assim que eu, Caroline Figueiredo, repórter do DIÁRIO, me senti quando visitei Salvador à convite da Salvador Destination.
Conforme já noticiamos no jornal, o DIÁRIO participou do 10º Salvador Nice to Meet You, press trip que a Salvador Destination, entidade de fomento ao turismo e captação de eventos para a cidade, realizou.
Veja também as mais lidas do DT
Inclusive, a press trip aconteceu de 14 a 17 de setembro e o objetivo foi apresentar à um grupo de jornalistas as novidades, atrativos e “coisas incríveis” que Salvador tem a oferecer. Agora, reunimos aqui os principais destaques do primeiro dia de viagem.
Confira:
Olá Salvador: A hospitalidade desde o primeiro contato
Logo após desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, fomos recepcionados pelo Gabriel, guia da Luck Receptivo. Com muita simpatia e cordialidade, ele nos ofereceu água e depois nos presenteou com um mimo especial do receptivo: uma seleção de cocadas autênticas da Bahia.
Além disso, a Luck Receptivo existe desde 1960 e tem uma loja dentro do Aeroporto de Salvador. Então, se a pessoa chegou à capital baiana e não contratou transfer e/ou passeios, é possível fazer isso na loja, na hora.
Porém, é necessário se atentar à alta temporada, e se possível, contratar com antecedência. Pois o volume de pessoas pode esgotar as vans.
“Prezamos por um atendimento personalizado para bem receber e atender os nossos clientes. Então, contratar nossos serviços com antecedência é uma boa opção. Trabalhamos com grupos de até 10 pessoas por van, justamente para ter um atendimento personalizado e mais exclusivo”, explicou Gabriel.
Para contratar o serviço, o cliente pode ir diretamente até o site oficial da Luck Receptivo, ou solicitar com seu agente de viagem de confiança. Vale muito a pena o serviço!
Os deliciosos e surpreendentes sabores da capital baiana
Primeiramente, preciso dizer que, sou orgulhosamente neta de avós nordestinos (vindos de Juazeiro do Norte, no Ceará, e Ilhéus, na Bahia). Então, sou fã de carteirinha da culinária nordestina. Porém, mais uma vez, fui surpreendida positivamente pela culinária baiana.
Isso porque, somente no 1º dia de viagem, conhecemos diversas opções gastronômicas que a “terra da felicidade” oferece. Veja abaixo:
Restaurante Terra À Vista
O primeiro deles é o Restaurante Terra À Vista, que está dentro do Monte Pascoal Praia Hotel, na Praia da Barra. Com uma visão privilegiada para o mar e pratos deliciosos, o restaurante preza por atender, principalmente, os hóspedes do hotel.
No Terra À Vista, o destaque vai para os camarões servidos dentro de um coco verde, que tem o logo do hotel estampado na casca. Surpreendente e inovador! Além disso, acompanha um risoto suave, servido em outro pedaço de coco verde. Delicioso!
Boteco da Tetê
À noite, uma boa opção é visitar o Boteco da Tetê – Casa Bohemia, localizado no também boêmio Rio Vermelho. Isso porque o local reúne restaurantes, bares, alguns com música ao vivo, e são ideias para “conhecer” a noite baiana.
No Boteco da Tetê, com clima intimista e fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, a criatividade também se estende para os aperitivos e drinks.
Dentre as várias opções disponíveis, para todos os gostos e bolsos, o prato que conquistou meu coração e paladar foi a moela cozida. Ela é servida na panela de barro, feita no molho. Além disso, acompanha batatas assadas e pão artesanal com toque de azeite. Delicioso!
Nos drinks, as opções também são inúmeras e conquistam tanto com drinks não alcóolicos quanto alcóolicos. Inclusive, há uma torre de drinks que levam álcool e contam com especiarias e ingredientes diferentes. Assim, é possível dividir as bebidas com os amigos, em um happy hour, ou com a família.
No meu caso, experimentei o drink “Pantera Cor de Rosa”, feito com suco natural e frutas vermelhas, e que não leva álcool. Refrescante e com sabor único, doce e com o azedinho no final das frutas vermelhas. Inclusive, os drinks vem com uma tag com recado. No 2º drink que escolhi, com o nome “Piña que Não Cola” (é uma delícia e não tem álcool), veio: “Você faz a diferença.”
Olá Salvador: conheça a Casa Rio Vermelho
Esse local é um verdadeiro presente para os amantes de turismo histórico e literário. Isso porque a Casa Rio Vermelho pertenceu ao casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Inclusive, ao comprarem a casa em 1960, eles organizaram saraus, leituras e eventos com grandes artistas. Entre eles, estão: Glauber Rocha, Tom Jobim, Pablo Neruda, Dorival Caymmi, Simone de Beauvoir, Sartre, Gal Costa, entre outros.
O local também reúne uma série de itens que contam a história do casal, e sua contribuição para a cultura brasileira. Então, a casa ainda guarda os móveis originais da Casa e utensílios pessoais.
Além disso, ao passar pelos corredores da Casa, os visitantes se deparam com itens como: manuscritos de Jorge e Zélia, as primeiras edições de seus livros; e itens pessoais, como as camisas coloridas de Amado e as roupas bordadas da célebre Gattai.
Cartas e outros itens icônicos na Casa Rio Vermelho
Mas não para por aí. Pois também há cartas que eles receberam de outros ícones da cultura nacional e mundial. Como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e até mesmo Yoko Ono.
Ainda, há várias horas de conteúdo audiovisual disponíveis para que só visitantes mergulhem na vida dos dois. Assim, todos os cômodos, os artefatos, e até mesmo o jardim, contam e carregam história.
A Casa Rio Vermelho funciona de: terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. Além disso, os ingressos custam R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). Os moradores da cidade de Salvador tem direito a meia entrada. Para isso, basta levar o comprovante de residência. Na quarta-feira a entrada é gratuita para todos, mas o volume de visitantes é maior.
Novotel Rio Vermelho
Nessa viagem, ficamos hospedados no Novotel Rio Vermelho. Um hotel imponente, no topo de uma rua, o que garante visão estratégica para a praia.
Além disso, ele conta com 202 quartos. Com cama confortável, TV disponível para acessar seu streaming favorito, ar condicionado, e banheiro amplo e privativo, é uma excelente opção para as famílias.
Na hospedagem, também está incluso o café da manhã do hotel, e uso de suas dependências. Como academia com vista para o mar e piscina no rooftop, com bar e música ambiente. Ou seja, o lugar é ideal para ver o pôr do sol. Ainda, o hotel é pet friendly.
Obs.: Fique atento (a)! Na próxima semana, o DT continuará com as reportagens da série “Olá Salvador”, sobre o 2º e 3º dia na capital baiana.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.