A cidade de Olímpia (450km de São Paulo) realiza, desde o último sábado (9), o 50º Festival Nacional do Folclore, com a participação de 49 grupos de dança de 14 estados brasileiros, que totalizam cerca de três mil artistas. Uma extensa programação cultural, esportiva e religiosa foi preparada para receber turistas de todo o País. Todas as atividades são gratuitas.
Segundo a coordenadora do Festival, Maria Aparecida de Araújo Mantozolli, entre 90 mil a 110 mil pessoas deverão prestigiar as apresentações durante os nove dias. “Durante o período teremos entre 10 a 12 apresentações por dia. E as manifestações culturais serão realizadas em diversos pontos da cidade”, destaca.
O Mini Festival do Folclore será realizado paralelamente entre os dias 11 e 15 de agosto, das 14h às 16h, no Pavilhão Cultural no Recinto de Folclore. O evento, que se destina a crianças e adolescentes, tem o objetivo de despertar o interesse pelo folclore brasileiro. A programação prevê apresentações diárias de alunos das unidades escolares municipais, mostrando o trabalho de pesquisa e aproveitamento do Folclore na Educação.
Veja também as mais lidas do DT
O Festival Nacional do Folclore vem atraindo ao longo dos anos o interesse de pesquisadores pelo tema. Por conta disso, a prefeitura organizou uma série de palestras, ministradas por renomados folclorólogos, que se destinam a estudantes, pesquisadores, professores, equipe gestora, convidados e público em geral. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o folclore, com explicações teóricas e práticas.
A cidade de Olímpia foi reconhecida no último mês de julho como estância turística. A partir de 2015 ela passará a ter direito à verba destinada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão da Secretaria Estadual do Turismo, para investimentos no setor turístico.
MVB