O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili enviou na manhã desta segunda-feira (20) uma reflexão para o setor do turismo, à medida que as políticas de desconfinamento vão sendo implantadas nos países. O DIÁRIO traduziu e publica o documento na íntegra:
REDAÇÃO DO DT
Madri, Espanha, 20 de julho de 2020 – Em toda a Europa, o reinício responsável do turismo está em andamento. Mas, mesmo que um número crescente de turistas atravesse fronteiras e as empresas se abram novamente, não é hora de complacência.
Veja também as mais lidas do DT
Assim como enfatizamos no início desta crise: palavras de apoio não são suficientes para a recuperação do turismo. São necessárias ações concretas.
Para a OMT, isso significa apoiar os Estados-Membros e o setor turístico em geral, à medida que se adapta e transita para um futuro mais resiliente e sustentável.
A visita de uma delegação da OMC às Ilhas Canárias nos permitiu fazer exatamente isso.
Ao convidar membros da mídia, líderes do setor privado e líderes políticos a se juntarem a nós para esta visita oficial, a UNWTO conseguiu mostrar que o retorno do turismo pode ser gerenciado com segurança e responsabilidade. É possível priorizar a saúde e, ao mesmo tempo, salvaguardar empregos e promover a recuperação econômica!
Ao mesmo tempo, a inovação que atravessa nosso setor significa que o reinício do turismo pode ajudar a colocar a comunidade global de volta aos trilhos, enquanto trabalhamos juntos para cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O Concurso de Inicialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMT, lançado nesta semana, identificará novas idéias com o poder e o potencial de reimaginar o turismo e aumentar o impacto positivo do setor nas pessoas e no planeta. Exorto todos os empreendedores e inovadores a intensificarem-se e participarem. Somente abraçando o novo podemos emergir desta crise mais fortes, mais resilientes e mais bem preparados para os desafios que virão, incluindo o enfrentamento da desigualdade e da ação climática.
Ao olharmos para o futuro, no entanto, também devemos fazer uma pausa para refletir sobre o terrível custo humano da pandemia . Esta semana, tive a honra de me juntar a Sua Majestade o Rei Felipe VI, ao lado do Primeiro Ministro Pedro Sánchez e convidados, incluindo o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, e Jens Stoltenberg, Secretário Geral da OTAN, bem como outros líderes políticos nacionais e internacionais em um evento especial para lamentar todos aqueles que perderam a vida para o COVID-19 na Espanha.
A presença de figuras de alto nível de dentro e de fora da Espanha foi testemunha da solidariedade internacional que caracterizou nossa resposta a essa pandemia. Também representou uma oportunidade para todos nós expressarmos nossa gratidão aos profissionais de saúde que trabalharam – e continuam a trabalhar – na linha de frente dessa emergência de saúde pública.
Ao longo desta crise, nosso país anfitrião mostrou grande determinação . Agora, ele leva esse espírito à determinação de voltar a crescer e se recuperar.
A OMT oferece todo o nosso apoio à Espanha, como fazemos com todos os outros Estados-Membros, e continuará a trabalhar em estreita colaboração com o governo para garantir que o turismo cumpra seu potencial único como ferramenta de recuperação econômica e coesão social.
O evento melhor dizendo foi para homenagear aqueles que perderam suas vidas ao inves de comemorar
Sérgio, muito obrigado. revisamos e no lugar de comemorar o termo correto e traduzido é lamentar…
Atenciosamente,