OMT: “É preciso refletir sobre o terrível custo humano da pandemia”

Continua depois da publicidade

O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili  enviou na manhã desta segunda-feira (20) uma reflexão para o setor do turismo, à medida que as políticas de desconfinamento vão sendo implantadas nos países. O DIÁRIO traduziu e publica o documento na íntegra:

REDAÇÃO DO DT


Madri, Espanha, 20 de julho de 2020 – Em toda a Europa, o reinício responsável do turismo está em andamento. Mas, mesmo que um número crescente de turistas atravesse fronteiras e as empresas se abram novamente, não é hora de complacência.

Veja também as mais lidas do DT

Assim como enfatizamos no início desta crise: palavras de apoio não são suficientes para a recuperação do turismo. São necessárias ações concretas.

Para a OMT, isso significa apoiar os Estados-Membros e o setor turístico em geral, à medida que se adapta e transita para um futuro mais resiliente e sustentável.

A visita de uma delegação da OMC às Ilhas Canárias nos permitiu fazer exatamente isso.

Ao convidar membros da mídia, líderes do setor privado e líderes políticos a se juntarem a nós para esta visita oficial, a UNWTO conseguiu mostrar que o retorno do turismo pode ser gerenciado com segurança e responsabilidade. É possível priorizar a saúde e, ao mesmo tempo, salvaguardar empregos e promover a recuperação econômica!

Ao mesmo tempo, a inovação que atravessa nosso setor significa que o reinício do turismo pode ajudar a colocar a comunidade global de volta aos trilhos, enquanto trabalhamos juntos para cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Concurso de Inicialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMT, lançado nesta semana, identificará novas idéias com o poder e o potencial de reimaginar o turismo e aumentar o impacto positivo do setor nas pessoas e no planeta. Exorto todos os empreendedores e inovadores a intensificarem-se e participarem. Somente abraçando o novo podemos emergir desta crise mais fortes, mais resilientes e mais bem preparados para os desafios que virão, incluindo o enfrentamento da desigualdade e da ação climática.

Ao olharmos para o futuro, no entanto, também devemos fazer uma pausa para refletir sobre o terrível custo humano da pandemia . Esta semana, tive a honra de me juntar a Sua Majestade o Rei Felipe VI, ao lado do Primeiro Ministro Pedro Sánchez e convidados, incluindo o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, e Jens Stoltenberg, Secretário Geral da OTAN, bem como outros líderes políticos nacionais e internacionais em um evento especial para lamentar todos aqueles que perderam a vida para o COVID-19 na Espanha.

A presença de figuras de alto nível de dentro e de fora da Espanha foi testemunha da solidariedade internacional que caracterizou nossa resposta a essa pandemia. Também representou uma oportunidade para todos nós expressarmos nossa gratidão aos profissionais de saúde que trabalharam – e continuam a trabalhar – na linha de frente dessa emergência de saúde pública.

Ao longo desta crise, nosso país anfitrião mostrou grande determinação . Agora, ele leva esse espírito à determinação de voltar a crescer e se recuperar.

A OMT oferece todo o nosso apoio à Espanha, como fazemos com todos os outros Estados-Membros, e continuará a trabalhar em estreita colaboração com o governo para garantir que o turismo cumpra seu potencial único como ferramenta de recuperação econômica e coesão social.

 

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade