A pandemia do COVID-19 causou uma queda de 22% nas chegadas de turistas internacionais durante o primeiro trimestre de 2020, mostram os dados mais recentes da Organização Mundial de Turismo (OMT).
REDAÇÃO com tradução do DIÁRIO
———————————
Veja também as mais lidas do DT
Segundo a agência especializada das Nações Unidas, a crise pode levar a um declínio anual entre 60% e 80% quando comparado com os números de 2019. Isso coloca milhões de meios de subsistência em risco e ameaça reverter o progresso alcançado no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “O mundo está enfrentando uma crise econômica e de saúde sem precedentes. O turismo foi duramente atingido, com milhões de empregos em risco em um dos setores mais intensivos em mão-de-obra da economia.
Os dados disponíveis relatados pelos destinos apontam para um declínio de 22% nas chegadas nos primeiros três meses do ano, de acordo com o último Barômetro Mundial de Turismo da OMT. As chegadas em março caíram acentuadamente em 57% após o início de um bloqueio em muitos países, bem como a introdução generalizada de restrições de viagens e o fechamento de aeroportos e fronteiras nacionais. Isso se traduz em uma perda de 67 milhões de chegadas internacionais e em cerca de US $ 80 bilhões em receitas (exportações do turismo).