Prefeito de Bertioga, Caio Matheus: “manter a economia funcionando e salvar vidas é um desafio para líderes em todo mundo”

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus, atendeu a reportagem do DIÁRIO  esta semana e respondeu as questões relacionadas às medidas tomadas pelo município diante da pandemia nacional (Covid-19) e ações para a retomada.  Com três casos confirmados e dois óbitos, segundo registros da Secretaria Estadual de Saúde no quadro do Covid-19 desta sexta-feira (8), o município vem impondo medidas equilibradas de isolamento e distanciamento social.  “O enfrentamento à Covid-19 em Bertioga está sendo realizado com responsabilidade e planejamento desde o início da pandemia”, disse ao DIÁRIO. 
DIÁRIO – Prefeito, quais serão as principais ações para a retomada econômica da cidade, genuinamente turística?
Caio Matheus – Estamos desenvolvendo um plano para recuperação econômica pós-pandemia. Como parte deste planejamento, eventos que aquecem a economia e movimentam o trade turístico não estão sendo cancelados, mas adiados para o segundo semestre deste ano.  A tradicional Festa da Tainha, por exemplo, importante evento gastronômico que geralmente ocorre em julho, acontecerá em outubro.
Além disso, está sendo desenvolvido um projeto de capacitação voltado aos setores de comércio e serviços, para que os empresários possam não só atravessar a crise, mas também ter uma retomada mais rápida dos seus negócios no período pós-pandemia.
O Município também está orientando o segmento do turismo sobre linhas de crédito e negociando parcerias comerciais com grandes operadoras de turismo que permitam ao trade turístico realizar vendas antecipadas de pacotes.
DIÁRIO – Prefeito, quais foram as principais medidas tomadas por seu município para prevenir a população da Covid-19?
 
Caio Matheus – O enfrentamento à Covid-19 em Bertioga está sendo realizado com responsabilidade e planejamento desde o início da pandemia. Para reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação do vírus, foram necessárias diversas medidas preventivas. Entre elas, a suspensão das aulas e atividades consideradas não essenciais; realização de controles de acesso nas principais entradas da Cidade; proibição do acesso às praias, rios e cachoeiras. Estão permitidas nesses locais somente atividades físicas individuais na faixa de areia, como ciclismo, caminhada e corrida; além de natação, canoagem e surf, no mar e nos rios, apenas de segunda a quinta-feira, das 6 às 18 horas. 
 
Além disso, tornamos obrigatório o uso de máscaras no município e determinamos normas mais rígidas para os estabelecimentos e serviços autorizados a funcionar. Paralelamente, conscientizando os empresários sobre a importância da adoção das medidas de prevenção.
Com relação à saúde, entre as principais ações, está a implantação de dez leitos de UTI no Hospital Municipal para enfrentamento ao coronavírus, contratação de mais de 80 profissionais para atuar na ala de UTI e instalação de tendas de triagem de pacientes no exterior das unidades. 
Realizamos ainda ações de desinfecção de vias públicas em locais de grande fluxo de pessoas, algumas delas em parceria com a iniciativa privada.
 
DIÁRIO – Até que ponto essas medidas afetaram a economia da cidade?
Prefeito Caio Matheus – A adoção dessas medidas – necessárias para preservar vidas – impactou em diversos segmentos, como o turismo, que é a principal força motriz da economia da nossa Cidade. Há ainda a projeção de retração de pelo menos 30% da receita estimada de ISSQN devido à pandemia.
Bertioga possui um dos melhores índices da região com relação ao número de casos confirmados, suspeitos, internações e óbitos em virtude de Covid-19, resultado do enfrentamento realizado desde o início da pandemia. Isto possibilitou a flexibilização responsável de alguns setores, sempre alinhada às recomendações dos governos estadual e federal e Ministério Público.
O equilíbrio entre manter a economia funcionando e salvar vidas é um desafio para líderes em todo mundo. Estamos no caminho certo e não mediremos esforços para vencermos essa pandemia, priorizando sempre a vida.
Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias