REDAÇÃO DO DIÁRIO
Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens, Aldo Leoni, presidente da Agaxtur e Valter Patriani, presidente da CVC, três presidentes das operadoras convidadas pelo governo da Argentina para ressuscitar a ida de brasileiros ao país vizinho, foram unânimes em afirmar ao DIÁRIO que a Argentina é o sonho de consumo do brasileiro médio e o acordo, assinado na última sexta-feira na Casa Argentina, em São Paulo, tem tudo para dar certo. A expectativa é que 1.5 milhão de brasileiros viagem ao país do Tango em 2016.
Depende do dólar na casa dos 3,50
Veja também as mais lidas do DT
“A Argentina sempre foi a queridíssima dos brasileiros, mas evidentemente, por tudo o que o Brasil estava passando e pela subida do dólar deu uma esfriada nas vendas”, afirmou Valter Patriani, ao DT, e completou: “Mas agora os índices voltaram a crescer. Nosso movimento com a Aerolíneas Argentinas nos últimos dois meses dobrou. Ou seja, as coisas começaram a correr bem. Se o dólar ficar ali na casa dos 3,40, 3, 50, se ficar nesse nível, as vendas voltam forte”, afirmou Patriani.
De acordo com o presidente da principal operadora brasileira, Valter Patriani, o acordo entre a CVC e a Argentina girará em torno dos 4 milhões de dólares em 4 anos. “São 2 milhões de dólares por parte da CVC e dois milhões de dólares investidos pela Argentina. A expectativa é chegar, daqui a quatro anos a 200 mil turistas brasileiros na Argentina, só enviados pela CVC”. Patriani acrescentou que a Argentina é o principal destino internacional da CVC em número de passageiros.
Convênio importante
Para Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens, o convênio é importante. “A Argentina escolhe poucos parceiros mas são parceiros que trabalham muito bem o destino. A Flytour tem um carinho muito grande com a Argentina e esse tipo de convênio faz com que a gente possa retornar aos velhos tempos da Argentina de levar mais brasileiros para lá”, Segundo Barkoczy, está estimado um investimento em torno de 500 mil dólares por parte de sua operadora até o final do ano.
Volta da confiança no destino
Roberto Palais, secretário executivo da Inprotur -Instituto de Promoção Turística da Argentina, está confiante no convênio firmado:
“Este acordo deve incentivar a chegada de brasileiros em nosso país e posso afirmar que 30% dos nossos turistas atualmente são brasileiros. No ano passado recebemos cerca de 1 milhão de brasileiros, queremos aumentar 50% este ano de 2016 com o incremento deste convênio”, afirmou ao DT. Segundo ele, a Semana da Argentina em São Paulo é o primeiro passo. “Queremos que os empresários voltem a confiar na Argentina”, sintetizou.