O motivo da reunião dos operadores do Brasil com Cônsul Geral do México em São Paulo, promovida pela DGX International Travel, foi para falar sobre a exigência do visto mexicano
As principais operadoras no Brasil: CVC Corp, Orinter Tour & Travel e Viagens Promo, além da principal agência especializada no segmento de casamentos, a Cheers Travel, se reuniram com o Cônsul Geral do México, em São Paulo.
Esse encontro foi realizado por iniciativa da DGX International Travel, responsável pela promoção do destino mexicano Los Cabos no Brasil.
Durante a apresentação, cada um dos representantes teve a oportunidade de relatar como cada empresa está enfrentando a situação da implementação do visto mexicano. E também, sobre o impacto econômico que isso causou em suas vendas.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, expressaram sua necessidade de apoio das autoridades mexicanas para diminuir a perda de negócios para o México.
Os operadores do Brasil, ainda na reunião com o Cônsul Geral do México, ressaltaram o trabalho que vem sendo construído pelo setor nos últimos 15 anos. Pois, foi a partir dele que o México se consolidou como um dos principais destinos preferidos dos brasileiros.
Na ocasião, eles também expressaram a importância que a venda de viagens ao México representa para cada uma das empresas.
Melhorias na emissão de vistos
Por sua vez, o Consulado-Geral do México em São Paulo informou sobre as melhorias que está realizando em Recursos Humanos e Tecnologia para gerar um maior número de vistos por dia.
Também pediram apoio para informar os agentes de viagens na orientação dos clientes, para que levem toda a documentação exigida pelas autoridades mexicanas, que estão descritas no site do Consulado.
Eles reiteraram que não há serviço de despacho terceirizado ou custo para agendamento de consulta, pois esse serviço é 100% gratuito. E ainda lembraram que a apresentação dos documentos e comprovação de renda do requerente são essenciais para dar continuidade ao processo e obter o visto.
Visto para brasileiros e esforço mútuo
É fato que a implementação do visto presencial é uma realidade, e isso pede informar os clientes para realizar o procedimento com antecedência. Foi informado também que, no momento, não haverá mudanças neste procedimento e é exigência oficial do governo mexicano.
No entanto, há alguns casos que dispensam o visto. Por exemplo: os brasileiros que tem visto válido e atual dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, ou de qualquer país que componha o espaço Schenge, não precisam de visto mexicano.
Este foi a primeira reunião presencial dos operadores turísticos brasileiros com as autoridades do México. Sobre o encontro DGX International Travel disse: “continuaremos a unir forças com os principais players do setor de turismo no Brasil e no México para continuar insistindo na reconsideração desta decisão. E assim, terá o objetivo de retornar ao visto eletrônico ou a sua retirada”.
Para saber mais, acesse o site da DGX International Travel.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.