A fanpage Rendez-vous en France, no Facebook atingiu 1 milhão de seguidores, dos quais, aproximadamente, 437 mil são brasileiros, a nacionalidade mais numerosa, à frente dos Estados Unidos e Espanha. Para Jean-Philippe Pérol, diretor Américas da Atout France e um dos pioneiros a trabalhar o turismo nas redes sociais no mundo, “Trata-se de um resultado decorrente de uma estratégia bem desenhada e implementada com zelo. Sempre buscamos uma audiência qualificada. Nossos “posts” têm um número expressivo de “likes” e compartilhamentos. Os números não incluem os chineses, fundamentais para o turismo francês, que possuem uma rede social própria, a Sina Weibo, com mais de 1,450 milhão seguidores. Mesmo lá, somos referência.”
O planejamento estratégico de comunicação digital da Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França, contempla ainda outras redes sociais. Cada uma com uma estratégia, foco e linguagem próprios. “O Twitter é utilizado para comunicação com jornalistas, estamos ainda experimentando a melhor forma de utilizar o Youtube e temos a certeza que o Instagram será a grande estrela para o turismo nos próximos anos,” prognostica Jean.