Painel do Expo Visite São Paulo discute “agenda comum” do setor num contexto pós-pandemia

Continua depois da publicidade

Expo Visite São Paulo reúne profissionais de turismo no WTC Events Center, na capital paulista, nesta quarta-feira (19)


*Por Bruno Almeida, do DIÁRIO

O primeiro painel da tarde desta quarta-feira (19) do 7º Expo Fórum Visite São Paulo trouxe reflexões sobre como encontrar agendas comuns no setor de turismo, para fortalecer todos os segmentos no estado. Ana Biselli, representante da Resorts Brasil, e Carolina Negri, do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), debateram como o legado do grupo G20, que atuou na briga por interesses de players de turismo ao longo da pandemia diante do poder público, pode ajudar o setor mesmo neste momento pós-covid.

Veja também as mais lidas do DT

“Se a Resorts Brasil tivesse encarado essa iniciativa sozinha, jamais teria feito essa inovação. Quando a gente juntou o investimento de todos os mantenedores e cada um contribuiu naquele contexto, a gente ficou muito mais poderoso”, lembrou Ana em referência às atuações do bloco, que incluem propostas de isenções de impostos para segmentos paralisados na pandemia.

Ação conjunta

Ana também ressaltou a importância de uma agenda comum entre todos os players de turismo paulistas para fortalecer a atuação conjunta. “A gente foi empurrado (pela pandemia), porque a gente tinha aquelas pautas de sobrevivência. Mas cada associação parou de olhar somente para seu segmento, somente para seu umbigo. Este é o legado que a gente trouxe de experiência da pandemia”, afirmou.

Ana Biselli, Resorts Brasil
Ana Biselli, representante da Resorts Brasil – Foto: DT

“Na pandemia foi fácil se juntar, porque todos estávamos com o mesmo desafio, todas as operações paralisadas. E agora?”, provocou Ana. “Será que a gente pode pensar em agendas positivas? Será que agora não é hora de falar de aumento de turistas da base consumidora? Do aumento da malha aérea? O maior desafio para os COMTURS é encontrar essa agenda comum e incentivar a vocação daquele município”, completou.

Inovação

Elas celebraram, ainda, o primeiro aniversário do Turistech Hub, que nasceu para conectar as demandas do turismo ao ecossistema de inovação para ampliar a competitividade e sustentabilidade, outro legado surgido a partir do G20.

A dupla lembrou, ainda, de outra conquista do G20: a campanha para que, nos piores momentos da pandemia, pessoas que haviam adquirido pacotes de viagem e que não poderiam comparecer, por conta do isolamento social, evitassem cancelar suas compras.

“Estava tudo sendo fechado sem previsão sem expectativa de reabertura, então a gente, nesse contexto, levantou todas as informações. Aí é importante ter as associações, porque a gente conseguia os dados reais da daquele momento. E, nas interlocuções com o Poder Executivo, a gente conseguiu estimular a remarcação dos pacotes. Aliado a essa medida do Executivo, a gente fez uma campanha de comunicação estimulando com que os turistas não cancelassem, mas, sim, que eles remarcassem as viagens”, completou Ana.

Carolina Negri, SINDEPAT
Carolina Negri, do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) – Foto: DT

Expo Fórum Visite São Paulo 2024

A 7ª Edição do Expo Fórum Visite São Paulo acontece no WTC Events Center, na capital paulista, e é voltada a profissionais de turismo, eventos e viagens, o encontro, com uma programação de palestras e painéis comandados por líderes do setor, capacitação, lançamento, além de uma exposição de destinos, atrativos e atrações de São Paulo.

Leia mais:

7º Expo Fórum Visite São Paulo ressalta ações e investimentos para promover o turismo no Estado

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade