Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a maioria dos brasileiros que foram aos estádios para acompanhar os jogos eram marinheiros de primeira viagem. Foi apontado que a cada dez brasileiros, nove nunca tinham assistido a um jogo de Mundial em loco, correspondendo 92,7% deste público.
Apesar de os turistas entrevistados não terem experiência em Mundiais, 43,5% já viajaram para acompanhar o seu time ou estão habituados a visitar estádios, revela o estudo. Além disso, 34,7% deles costumam assistir aos jogos de seus clubes esportivos pela televisão. A estimativa do Ministério do Turismo é que mais de 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo tenham acompanhado o campeonato pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de TV.
A maior parte dos torcedores da Copa (74,7%) organizou a viagem por conta própria e viajou acompanhado, seja por amigos (24,4%) ou familiares (44%). Eles também compraram os ingressos (80,4%) por meio do site da FIFA. A torcida brasileira foi maioria nos estádios, segundo a FIFA. A maior parte dos ingressos vendidos (62%) foi a torcedores brasileiros e uma parcela menor (38%) a estrangeiros.
Veja também as mais lidas do DT
Os dois grupos mais representativos do turista brasileiro são homens (76,2%) e jovem: têm entre 25 a 34 anos (40,3%) e 35 a 44 anos (26,2%). O grau de instrução também é elevado: a maioria tem ensino superior completo (55,3%) ou especialização (17,1%). A renda familiar também é alta. Os dois maiores grupos ganham entre R$ 3.621 e R$ 7.240 (28,6%) e R$ 7.241 a R$ 10.000 (16,8%).
A pesquisa do MTur foi realizada com 6.038 brasileiros nas proximidades dos estádios, aeroportos e atrativos turísticos, além de rodoviárias e fanfest. A maioria dos entrevistados é homem (76,2%), tem ensino superior completo (55,3%), idade entre 25 a 34 anos (40,3%) e renda familiar (28,6%) que oscila entre R$ 3.621 e R$ 7.240. O maior grupo foi de paulistas, com 858.825 viajantes.
AV