A Paraíba foi o segundo estado brasileiro a receber o Plano Brasis, nova estratégia de marketing turístico internacional lançada pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O evento, realizado em João Pessoa, reuniu autoridades e representantes do setor para alinhar ações locais às diretrizes nacionais, promovendo a presença do estado no mercado global.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências de notícias
Durante a apresentação no auditório da PBTur, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do plano: “A Embratur está mostrando como funciona o plano, nossos principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional”. Ele lembrou que há 20 anos o Brasil não tinha um plano internacional de marketing, sendo o último o Projeto Aquarela, de 2004.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, ressaltou os investimentos no setor turístico: “A Paraíba está inserida nesse plano, considerando que nós estamos com grandes investimentos sendo feitos aqui na área do turismo”. Ele mencionou o Polo Turístico Cabo Branco e o apoio às festividades de São João como exemplos de ações que fortalecem o turismo local.
O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela e visa reposicionar e fortalecer a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. Segundo informações da Embratur, o novo plano propiciará ambientes de negócio fortalecidos, fomentará o empreendedorismo, sustentabilidade e autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país.
Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo de construção do plano, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
Embratur
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enfatizou o potencial turístico da cidade: “João Pessoa tem pouco mais de 11.300 leitos hoteleiros e temos em construção mais do que isso, o que demonstra a nossa responsabilidade e compromisso em fazer com que esse crescimento seja sustentável”.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a colaboração entre as instituições: “O governo do estado e o Sebrae estão juntos com os municípios e o trade turístico nessa caminhada. A promoção internacional brasileira precisa ser cada vez mais fortalecida”.
O lançamento do Plano Brasis aconteceu em 19 de maio, no primeiro dia do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Segundo fontes, o plano traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo.
A Embratur leva o plano a público quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.