O Ministério do Turismo e a Itaipu Parquetec irão implementar iniciativas focadas em inovação, transformação digital, sustentabilidade e responsabilidade no setor de turismo. Um Acordo de Cooperação Técnica com esse objetivo foi formalizado nesta quarta-feira (12.02), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri. A Itaipu Parquetec é o centro de pesquisa da usina, que desenvolve soluções tecnológicas e científicas em parceria com instituições de ensino, empresas e o setor público.
Redação do DT
O pacto inclui a criação e o fortalecimento de um Observatório Nacional de Turismo, assim como a implementação de um Laboratório de Inovação e parcerias entre os setores público e privado para fomentar pesquisas e novas iniciativas criativas. O ACT também prevê a criação de programas de apoio e financiamento para startups e empresas que ofereçam soluções tecnológicas na área de turismo, além da participação em redes de inovação, tanto nacionais quanto internacionais.
O ministro Celso Sabino apontou benefícios do trabalho conjunto. “É uma parceria valiosa que vai proporcionar que o Brasil tenha, pela primeira vez, em um local consolidado, todas as informações do nosso setor, permitindo que novos dados sejam construídos e virem parâmetros para a tomada de decisões da cadeia produtiva do turismo, desde o pequeno empresário até o governo federal. Não tenho dúvidas de que o turismo se transformará em uma enorme matriz de desenvolvimento para o nosso país”, afirmou o ministro.
Parceria nacional
A colaboração entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Itaipu Parquetec será de alcance nacional e terá uma duração inicial de três anos. Os beneficiários dessa cooperação incluem destinos turísticos, prefeituras, secretarias de Turismo em níveis municipal, estadual e distrital, empresas privadas, organizações não governamentais sem fins lucrativos, serviços sociais autônomos, instituições financeiras, instituições de ensino e pesquisa, comunidades locais e observatórios de turismo.
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, ressaltou o potencial do turismo para o crescimento do Brasil. “Em paralelo com a geração de energia, a Itaipu tem o compromisso de gerar desenvolvimento, e identificamos no turismo um instrumento fundamental para o desenvolvimento. O Observatório tem tudo a ver com Itaipu e terá papel estratégico para o Brasil identificar se está indo na direção certa”, comentou Verri.
Compromisso
A inovação e a transformação digital são alguns dos princípios que norteiam o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado no ano passado pelo MTur e o governo federal. O objetivo geral do PNT é tornar o Brasil líder da América do Sul na recepção de visitantes até 2027, tendo no turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda às comunidades locais.
Fonte: André Martins e Paula Rosa da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo