Entre os dias 26 de julho a 11 de agosto teremos a disputa do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil já tinha Thiago Wild, Bia Haddad Maia, Laura Pigossi e Luisa Stefani confirmados, mas agora também conta com o cearense Thiago Monteiro.
Atual 86º colocado no ranking mundial, ele foi confirmado pela ITF (Federação Internacional de Tênis). Na competição, os fãs de esportes e operadores como a Bet365 estão ansiosos pelo início das Olimpíadas, já que a expectativa é de muita emoção.
A vaga de Thiago Monteiro foi conquistada pelo desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, quando ele ficou com o bronze. Dessa forma, como o campeão Facundo Diaz Acosta ficou de fora pela argentina já ter excedido o limite, e o chileno Tomás Barrios Vera já ter vaga, o brasileiro ficou com um lugar em Paris.
Veja também as mais lidas do DT
Thiago Monteiro vive grande momento
Atualmente com 30 anos, Thiago Monteiro vive um bom momento na sua carreira. Em 2024, chegou até as oitavas de finais do Masters 1000 em Roma, feito realizado pela primeira vez em uma competição deste peso.
Na ocasião, caiu para o chinês Zhang Zhizhen, atual 42º colocado no ranking. Em seguida, disputou o Roland Garros, mas apesar de um jogo duro diante do sérvio Miomir Kecmanovic, atual 54º colocado, caiu na primeira rodada.
Em Wimbledon o cenário se repetiu, fazendo um bom jogo, mas caindo para o australiano Popyrin na primeira rodada. Já em Salzburgo, onde está atualmente, passou por Blaz Rola na primeira rodada e agora está nas oitavas de finais da competição.
Antes das Olimpíadas Thiago Monteiro ainda disputará o ATP 250 de Umag, na Croácia. A competição é no saibro e servirá de preparação para Paris. Vale destacar que Thiago começou a temporada 2024 em 122º lugar no ranking mundial, chegou a ser o 79º, e hoje é o 86º.
Tênis em Paris 2024
O tênis é uma das modalidades mais aguardadas nos Jogos Olímpicos de 2024. Vale destacar que os jogos serão realizados no mesmo local do emblemático complexo de Roland Garros.
Em sistema eliminatório, quem perder está fora, sem chances de recuperação. A exceção fica para a semifinal, já que existe disputa do terceiro lugar, pela medalha de bronze.
Além de Thiago Monteiro, o Brasil será representado por Thiago Wild no masculino. Já no feminino, terá Bia Haddad, Laura Pigossi e Luisa Stefani.
Entre os principais destaques que vão disputar o ouro no geral, podemos apontar no masculino Jannik Sinner, Alexander Zverev, Casper Ruud, Novak Djkovic, Carlos Alcaraz e Rafael Nadal.
No caso dos dois últimos, os espanhóis ainda jogam juntos nas duplas, em uma cena que promete ser histórica, com uma das maiores lendas ao lado do jovem, em uma passagem de bastão.
Já entre as mulheres, Iga Swiatek, Coco Gauff e Elena Rybakina são as favoritas. É importante frisar que a número 3 no ranking, Aryna Sabalenka, está fora da disputa para cuidar da sua saúde.