Um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu registraram crescimento de 37,8% no número de visitantes em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, na última década, a atração passou de 980 mil visitantes (em 2004) para 1,5 milhão no ano passado, de acordo com dado da empresa Cataratas S/A, que administra o local.
Iguaçu é o segundo parque brasileiro que mais recebe turistas, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a estruturação dos parques nacionais e o aumento no número de visitações das unidades de conservação são prioridades do MTur contempladas no Plano Nacional do Turismo (PNT), cujo objetivo é elevar o país à terceira potência turística mundial até 2022.
O número de atrativos para quem visita o local vai desde passeios de lancha aos pés das cataratas, trilhas pelo parque nacional e sobrevoo panorâmico, até um luau em noite de lua cheia. No local existe ainda um restaurante com vista para o rio Iguaçu.
As trilhas realizadas no Parque Nacional do Iguaçu são acompanhadas por guias bilíngues que apresentam aos visitantes a rica biodiversidade da região. Durante o passeio no rio, há opção de mergulho com snorkel, para apreciação da vida subaquática. Após aproveitar a trilha, os visitantes têm à disposição um restaurante, que oferece pratos típicos de Foz do Iguaçu, como o dourado assado.
Para o sobrevoo nas Cataratas do Iguaçu, os visitantes podem optar pelo passeio de dez minutos, em que podem apreciar a vista do parque nacional e das Cataratas, ou pelo passeio mais longo, de 35 minutos em que além do Parque nacional, o voo passa pelo Marco das Três Fronteiras e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.