(Edição do DT com agências)
Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e do Iguaçu têm sido cada vez mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros interessados no turismo de natureza e aventura que podem ser encontrados nas reservas. Prova disso foi o recorde de visitações registrados em 2015 nos três parques.
A Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, recebeu 56.629 visitantes em 2015, um crescimento de 43,5% em relação ao ano anterior. A vegetação típica do cerrado, cachoeiras, formações rochosas e trilhas que instigam os apaixonados por natureza e aventura foram responsáveis pelo maior registro de turistas desde 2012.
Veja também as mais lidas do DT
Outro parque que também celebra os bons números do turismo é o da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Suas cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas atraíram 174.855 visitantes no ano que passou. Trata-se do maior número já verificado desde 2010 e representa um crescimento de 29% em relação a 2014, quando 135.092 turistas visitaram a região.
O município de Foz do Iguaçu, no Paraná, também inicia o ano com bons motivos para comemorar. Em 2015, o Parque Nacional do Iguaçu registrou o maior número de visitantes desde 2012 – início da série histórica –, mais de 1,6 milhão de turistas. O Brasil lidera o ranking dos 172 países que frequentaram a atração, seguido pelos vizinhos argentinos e paraguaios.