Pasquale Mancini, chef do Terraço Itália: ‘a coisa mais importante é a qualidade’

Continua depois da publicidade

Pasquale Mancini é chef executivo do restaurante Terraço Itália, em São Paulo. Natural de Florença, na Itália, Pasquale começou trabalhando muito jovem como garçon no pequeno restaurante do cunhado. “Por acaso, precisavam de ajuda na cozinha, e eu disse: eu ajudo. E nasceu assim, minha profissão. Me apaixonei”, conta Pasquale ao DIÁRIO. E esta paixão pela cozinha cresceu.  À frente do Terraço Itália desde 2012, Pasquale, aos 54 anos, já alcançou o apogeu de sua profissão: o chef foi chamado para cozinhar para o papa Francisco em sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no ano passado. O DIÁRIO o entrevistou, acompanhe:

DIÁRIO –  A gente pode verificar que toda profissão tem a sua culminância, a sua experiência máxima. No ano passado, na Jornada Internacional da Juventude, no Rio de Janeiro, você teve uma experiência significativa. Pode dizer qual foi?
PASQUALE
– Creio que tenha sido a maior experiência do meu trabalho, pela sorte e a honra de poder cozinhar para o Papa, no Rio, na Jornada da Juventude. Estive, durante uma semana, muito perto, servindo café da manhã, almoço, jantar. Foi realmente uma experiência única. E foi agradável porque, em sua simplicidade, a comida que era simples, mas era bem delineada, pouco ingredientes, bem marcada. Realmente uma experiência muito interessante, foi a experiência mais importante da minha vida. Muito marcante.

DIÁRIO – A cidade de São Paulo é muito farta na oferta de especiarias e condimentos. Você consegue encontrar toda esta matéria prima para preparar seus pratos com esse toque italiano?
PASQUALE
 – Sim. Principalmente hoje, diferente de alguns anos atrás. São Paulo tem crescido muito neste sentido plural de oferta de matéria-prima, e o tipo de cozinha que fazia na Itália com a cozinha que faço aqui são muito próximos. Claro, alguma coisa me falta. Posso falar sinceramente que não dá pra trocar uma especiaria própria da região da toscana por uma outra daqui, vai haver sutis diferenças. Mas dá pra encontrar tudo, dá pra fazer algo muito interessante. Creio que São Paulo, hoje, seja, verdadeiramente, uma cidade, neste sentido, extremamente globalizada.

Veja também as mais lidas do DT

Um dos pratos que será preparado nos jantares de fim de ano no Terraço Itália
Risoto de Lagostim, um dos pratos preparados especialmente para o fim do ano

DIÁRIO – O Terraço Itália está preparando a ceia de Natal e os pratos do réveillon. Quais são as novidades?
PASQUALE
– Nosso menu da ceia de Natal está muito variado. Creio que a coisa mais importante é a qualidade. A qualidade será sempre importante, seja no Réveillon, seja no Natal, ou em um dia qualquer. É claro, nesses dias, teremos várias coisas interessantes, como por exemplo, os  pratos principais Mezzaluna recheada com queijo brie, figos secos ao molho champagne, Bacalhau com purê de batata pinhole servido com creme de açafrão. Teremos também o tradicional Peito de Peru recheado com farofa de pão italiano e damasco ou Filet mignon ao molho roti e croutons de roquefort, entre outros pratos preparados especialmente para a ocasião.

Terraço Itália
Avenida Ipiranga, n°344 – 41° – Centro
São Paulo – SP
Reservas:  SP (11)
Estacionamento com manobrista
www.terracoitalia.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade