Cancelamentos de voos dispararam em agosto aponta levantamento da AirHelp

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Em nota a AirHelp informa que o volume de cancelamentos registrado em agosto já supera os níveis pré-pandemia.

Passageiros atingidos por cancelamentos somaram 76,2 mil em agosto deste ano contra 59,2 mil no mesmo mês de 2019, alta de 28,8%

• 1 em cada 88 passageiros foi afetado por cancelamentos no oitavo mês deste ano ante 1 em cada 142 passageiros em agosto de 2019

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• 15,4% dos passageiros foram afetados por atrasos e cancelamentos em agosto de 2022 ante 13,7% no mesmo período de 2019

• 1 em cada 77 passageiros é elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas no período analisado.

A AirHelp informa que o volume de cancelamentos registrado em agosto já supera os níveis pré-pandemia. No oitavo mês deste ano, 76,2 mil de passageiros foram afetados por cancelamentos nos aeroportos do país, representando 1 em cada 88 passageiros. O índice é superior ao verificado no mesmo período de 2019, quando 59,2 mil foram atingidos por esse mesmo tipo de evento (1 em cada 142 passageiros). Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.

Em agosto as companhias aéreas brasileiras transportaram 6,7 milhões de passageiros. O volume ainda é inferior ao verificado ao mesmo mês de 2019, quando 8,4 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros.

Os atrasos e cancelamentos registrados em agosto também aumentaram. No oitavo mês deste ano, 1,044 milhão de passageiros foram afetados por atrasos e cancelamentos nos aeroportos do país, somando 15,4% dos transportados no período, ou 1 em cada 6 passageiros. O índice é superior ao verificado no mesmo período de 2019, quando 1,15 milhão foram atingidos por esse mesmo tipo de ocorrência, totalizando 13,7% do total de passageiros transportados, ou 1 em cada 7 passageiros.

Em razão do aumento das ocorrências, os passageiros elegíveis para pedir indenização às companhias áreas experimentou forte crescimento. Segundo levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 87,2 mil teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos, ou seja, 1 em cada 77 passageiros é elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas no período analisado. Em agosto de 2019 foram 71,4 mil (1 em cada 118).

Compensação de passageiro

Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea.

Se o passageiro já sofreu os chamados “danos morais” e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 10.000 por pessoa.

 

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