Por Cecília Fazzini, de Gramado (Fotos: Cesar Valdivieso e Roberto Maia)*
Jornalista e autor de cinco livros que reúnem crônicas e poesias – a partir de um olhar sensível e crítico, muitas delas inspiradas em viagens realizadas como repórter de Turismo -, Paulo Atzingen figura na lista dos homenageados em Gramado (RS). A comenda aconteceu durante a cerimônia de abertura da 37ª edição do Festival de Turismo de Gramado – Festuris, que prossegue até o sábado (8) na localidade turística da Serra Gaúcha, realizada nesta quinta-feira (6), no Palácio dos Festivais.
Atzingen, paulista de nascimento, se formou em Letras e Artes e Comunicação Social, pela Universidade Federal do Pará e sua carreira, de mais de duas décadas, como profissional da imprensa teve início na Região Amazônica. Atuou no posto de repórter em veículos como Folha do Norte, O Liberal, O Paraense e Diário do Pará, abordando temáticas relevantes como sustentabilidade, conflitos agrários e questões étnicas. Em 1999, em Belém (PA), lançou a revista Paysage – Cultura, Meio-Ambiente e Turismo, que edita até os dias de hoje, agora com foco principal no segmento de viagens.
Em 2005, o jornalista fundou o DIÁRIO DO TURISMO, reconhecido como o primeiro jornal online de turismo do Brasil, em pauta com a nova linguagem digital e imprimindo à linha editorial da publicação o mesmo senso crítico que imprimiu ao seu ofício como escritor.
“O destaque ‘Amigo do Festuris’ é uma grande honra, sobretudo pela importância e representatividade que o evento tem no universo do Turismo, seja como estimulador de negócios e networking para a cadeia do setor, quanto celeiro de tendências e conteúdos relevantes”, considera ele.


Outros prêmios
A trajetória de Atzingen no jornalismo tem sido marcada por prêmios como: Petrobrás de Jornalismo (O Petróleo é Nosso!); Comendador Marques dos Reis, em Belém, em 2006 e 2016, reconhecimento por sua contribuição à imprensa na região. Foi indicado por três anos consecutivos (2023, 2024 e 2025) ao Prêmio Especialistas, promovido pelo Cecom e Plataforma Negócios da Comunicação, na categoria Turismo e Hotelaria.
Como escritor, publicou livros de ficção em prosa: Cronicontos Marabaenses; O Boi e o Ferro Gusa; e O Turista Encarnado. A esses títulos, que tiveram apoio de leis de incentivo à cultura, somam-se obras mais recentes: Em busca da Realidade Mágica e Pontes, Céus e Miragens. Para 2026, Atzingen prepara um novo livro.





