quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioPolíticas de turismoPelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais se destaca como...

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais se destaca como líder no turismo brasileiro

Em 2024, Minas Gerais alcançou um crescimento de 100% acima da média nacional, firmando sua posição de destaque no turismo brasileiro, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa realidade reforça a importância do setor para o desenvolvimento econômico do estado, que contribui com quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) local e gera milhares de empregos.

No total, mais de 32 milhões de turistas visitaram Minas Gerais em 2024. Desse montante, aproximadamente 42,6 mil eram turistas internacionais, representando um aumento de 10,6% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Turismo, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal. No período de janeiro a outubro de 2024, o setor foi responsável pela geração de quase 20 mil novos empregos.

“O ano de 2024 ficará marcado como um período de conquistas históricas para o turismo em Minas Gerais. Os números comprovam que Minas se consolidou como destino de destaque, atraindo não apenas visitantes nacionais, mas também um número crescente de turistas internacionais”, disse o governador Romeu Zema.

“Continuaremos trabalhando para que Minas Gerais siga encantando o mundo, promovendo desenvolvimento e fortalecendo nossa mineiridade como símbolo de acolhimento e inovação”, completou o governador do estado.

Estratégia do governo 

O crescimento do turismo em Minas Gerais é sustentado por uma robusta estratégia do Governo do Estado, que inclui projetos como o Carnaval da Liberdade, o Inverno em Minas e o Natal da Mineiridade. Durante o Carnaval, por exemplo, a economia mineira recebeu um impulso de quase R$ 5 bilhões, gerando mais de 100 mil postos de trabalho temporários. Na Semana Santa, 500 mil turistas visitaram uma variedade de destinos culturais e religiosos, impactando 600 municípios.

Além disso, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) desenvolve diversas iniciativas permanentes, como o Plano Diretor do Turismo Verde, que conta com o Selo Turismo Verde Minas, gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Essas ações fortalecem o turismo sustentável, promovendo roteiros que integram natureza, aventura e experiências gastronômicas em regiões como a Serra da Canastra, a Cordilheira do Espinhaço e o Circuito das Águas. Além disso, o ICMS Turismo beneficiou 569 municípios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, assegurando recursos que ampliam a infraestrutura e as ações de divulgação em todas as regiões.

“A parceria entre a Codemge e a Secult-MG é um pilar estratégico para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Juntos, estamos fortalecendo iniciativas que valorizam nossa rica diversidade cultural, promovem o turismo sustentável e geram oportunidades para a população”, comenta o presidente da Codemge, Sérgio Lopes.

Fonte: Agência Minas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque