sexta-feira, dezembro 26, 2025
InícioBlog do DiárioPernambuco capacita profissionais do turismo para atender turistas deficientes

Pernambuco capacita profissionais do turismo para atender turistas deficientes

Profissionais de 68 estabelecimentos do estado de Pernambuco, entre eles bares, restaurantes, hotéis, pousadas e empresas de receptivo turístico, estão recebendo treinamento para aprimorar o atendimento a pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

A iniciativa é da Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo do estado, a Empetur. Ela já desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras – que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomarem banhos de mar, e distribui cartilhas com informações básicas sobre como tornar acessíveis os equipamentos turísticos.

O treinamento foi feito em parceria com o Sebrae e liderada pelos consultores em acessibilidade como a cadeirante Mosana Cavalcanti, e Manoel Aguiar, que é cego. Nas apresentações, foram simuladas situações do dia a dia. A última cidade a receber a capacitação foi Petrolina, com as atividades se encerrando neste sábado (18). As palestras também foram realizadas na capital, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Fernando de Noronha.

O Ministério do Turismo também tem investido em obras para melhorar alguns destinos turísticos brasileiros, transformando-os em locais mais acessíveis. De 2008 até agora já foram destinados mais de R$ 73 milhões em verbas para obras em diversas cidades brasileiras. O ministério também lançou, em junho deste ano, a ferramenta eletrônica Turismo Acessível, que permite ao internauta cadastrar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com seu nível de acessibilidade.

O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, o Brasil sediará os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, quando serão esperados 4.350 atletas de 176 países, de acordo com a organização do evento.

AV

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque