Das agências com edição do DT
Segundo pesquisa encomendada pela Carlson Wagonlit Travel (CWT), quatro em cada dez viajantes de negócios admitem usar cartões corporativos para compras pessoais – 46% dos viajantes americanos e europeus, e 38% dos viajantes na região Ásia-Pacífico. Entre os viajantes brasileiros, o uso do cartão corporativo para compras pessoais é de 58%. Nos EUA é de 48% e no Chile de 26%.
A prática é frequente, embora 63% dos americanos e, 58% dos europeus digam que suas empresas possuem políticas contra o uso de cartões de crédito corporativos para compras pessoais, com uma taxa de imposição de 85% em ambas as regiões. Entre os viajantes da Ásia-Pacífico, 69% disseram que as companhias têm essa política, com uma taxa de aplicação de 87%.
Veja também as mais lidas do DT
No geral, seis em dez viajantes de negócios globais disseram que os empregadores fornecem a eles um cartão de crédito corporativo. Os profissionais da região Ásia-Pacífico foram os mais propensos a ter um cartão corporativo (67%), seguido pelos viajantes das Américas (61%) e do continente Europeu (56%). No Brasil, 54% dos viajantes possuem cartão de crédito corporativo. Já nos EUA chega a 70% dos viajantes e 50% no México.
Em contrapartida, embora os cartões corporativos sejam usados para fazer compras pessoais, a pesquisa mostra que os cartões pessoais também costumam ser usados para o pagamento de despesas em viagens de negócios.
Globalmente, 49% dos viajantes a negócios sempre usam seu cartão de crédito pessoal quando viajam a negócios. Viajantes da Ásia-Pacífico são mais inclinados a fazer esse tipo de operação (55%) do que os profissionais nas Américas (48%) ou na Europa (44%). Entre os viajantes brasileiros, 59% usam o cartão de crédito pessoal nas viagens corporativas.
Sobre a pesquisa
O Estudo de Segurança da CWT foi criado pela Carlson Wagonlit Travel. A ação foi uma parceira com o Artemis Strategy Group, entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018. Os dados da pesquisa foram coletados de mais de 2.000 viajantes de negócios dos seguintes locais:
- Américas (Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos)
- Europa (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido)
- Ásia-Pacífico (Austrália, China, Índia, Japão, Cingapura e Coréia do Sul).
Para participar do estudo, foram considerados viajantes com mais de quatro viagens de negócios nos últimos 12 meses.