Cada cidade receptora brasileira deveria ter seu Observatório do Turismo, como uma fonte de informações
Por Bayard Boiteux*
Hoje quero conversar com você sobre a importância da pesquisa em um momento da tomada de decisões estratégicas de investimentos e nas politicas publicas de turismo. Cada cidade receptora brasileira deveria ter seu Observatório do Turismo, como uma fonte de informações sistematizadas sobre perfis de turistas que visitam as respectivas cidades. Lamentavelmente, pouco se investe em pesquisa. Por tal razão, resolveu a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Claudio Castro, realizar uma série de pesquisas ao longo do ano, sob os auspícios da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo, que foi recentemente todo reformulado.
Apresento hoje pesquisa voltada para um nicho importante, que é o LGBT, segmento altamente qualitativo. Cada turista LGBT representa quase três turistas do segmento lazer, ou seja, o seu gasto diário, com hospedagem, restaurante, transporte e serviços em geral em um destino é três vezes maior. O poder municipal deveria investir em tal segmento, com cursos de atendimento gay friendly e material especifico com informações .Vamos conhecer a pesquisa, que teve a minha coordenação:
Veja também as mais lidas do DT
Quem é o turista LGBT que visita o Rio na alta estação?
O Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, órgão da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e a Fundação Cesgranrio realizaram uma pesquisa de 2 a 20 de janeiro, em seis bairros do Rio de Janeiro. Forram ouvidos 700 turistas internacionais LGBT.
Genero
75% homens
25%mulheres
Grau de Instrução
70% nível superior
20%nivel fundamental
10% nível elementar
Procedência
55% Europa
25%America do Norte
15% America do SUL
5% outros
Modo de transporte utilizado
80% aéreo
15% marítimo
5% terrestre
Organização da Viagem
76% por conta própria
24% agencia de viagens
Hospedagem
65% hotel
25% Airbnb
8% casa de amigos
2% apto de temporada
Permanência Média
1/3 dias 35%
4/7 dias-60%
Mais de 8 dias- 5%
Gasto Médio por dia
90/150 USD-30%
160/300 USD-45%
Mais de 300 USD-25%
Idade
18/27 anos-30%
28/45 anos 44%
46/65 anos-20%
Mais de 65 6%
Principais Pontos negativos
35% falta de informação para o segmento
24% segurança
17% população de rua
10% limpeza urbana
8% taxis
6% sinalização turística
Principais Pontos positivos
30%receptividade da população
25% gastronomia
20% shoppings
15./.Postos de info turísticas
10% diversidade cultural
70% diz que a cidade é gay friendly
20% dizem que não
10% não tem como opinar
Outras cidades visitadas
38% Buzios
25% Petrópolis
18%Paraty
14% Niteroi
5% Arraial do Cabo
Pontos Turisticos visitados
35% Ipanema
25% Lapa
20% Corcovado
16%Pão de Açucar
4% Boulevard Olimpico