Pesquisa: Quem é o turista LGBT que visita o Rio?

Cada cidade receptora brasileira deveria ter seu Observatório  do Turismo, como uma fonte de informações

Por Bayard Boiteux*

Hoje quero conversar com você sobre a importância da pesquisa  em um momento da tomada de decisões estratégicas  de investimentos e nas politicas publicas de turismo. Cada cidade receptora brasileira deveria ter seu Observatório  do Turismo, como uma fonte de informações sistematizadas sobre perfis de turistas que visitam as respectivas cidades. Lamentavelmente, pouco se investe em pesquisa. Por tal razão, resolveu a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Claudio Castro,  realizar uma série de pesquisas ao longo do ano, sob os auspícios da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo, que foi recentemente todo reformulado.

Apresento hoje pesquisa voltada para um nicho importante, que é o LGBT, segmento altamente qualitativo. Cada turista LGBT representa quase  três turistas do segmento lazer, ou seja, o seu gasto diário, com hospedagem, restaurante, transporte e serviços em geral em um destino é três  vezes maior. O poder municipal deveria investir em tal segmento, com cursos de atendimento gay friendly e material especifico com informações .Vamos conhecer a pesquisa, que teve a minha coordenação:

Quem é o turista LGBT que visita o Rio na alta estação?

O Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, órgão da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e a Fundação Cesgranrio realizaram uma pesquisa de 2 a 20 de janeiro, em seis bairros do Rio de Janeiro. Forram ouvidos 700 turistas internacionais LGBT.

Genero

75% homens

25%mulheres

Grau de Instrução

70% nível superior

20%nivel fundamental

10% nível elementar

Procedência

55% Europa

25%America do Norte

15% America do SUL

5% outros

Modo de transporte utilizado

80% aéreo

15% marítimo

5% terrestre

Organização da Viagem

76% por conta própria

24% agencia de viagens

Hospedagem

65% hotel

25% Airbnb

8% casa de amigos

2% apto de temporada

Permanência Média

1/3 dias 35%

4/7 dias-60%

Mais de 8 dias- 5%

Gasto Médio por dia

90/150 USD-30%

160/300 USD-45%

Mais de 300 USD-25%

Idade

18/27 anos-30%

28/45 anos 44%

46/65 anos-20%

Mais de 65 6%

Principais Pontos negativos

35% falta de informação para o segmento

24% segurança

17% população de rua

10% limpeza urbana

8% taxis

6% sinalização turística

Principais Pontos positivos

30%receptividade da população

25% gastronomia

20% shoppings

15./.Postos de info turísticas

10% diversidade cultural

70% diz que a cidade é gay friendly

20% dizem que não

10% não tem como opinar

Outras cidades visitadas

38% Buzios

25% Petrópolis

18%Paraty

14% Niteroi

5% Arraial do Cabo

Pontos Turisticos visitados

35% Ipanema

25% Lapa

20% Corcovado

16%Pão de Açucar

4% Boulevard Olimpico

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Celso Guelfi, CEO da Global Travel Assistance: “Temos mais futuro que passado”

De acordo com dados da recente pesquisa Criteo (NASDAQ: CRTO) - uma empresa global de tecnologia -  68% dos brasileiros estão ansiosos para viajar...

Hotéis em Porto de Galinhas recebem o selo Safe Travel do WTTC

O Hotel Solar Porto de Galinhas e o Vivá Porto de Galinhas Resort, ambos localizados no Litoral Sul de Pernambuco, foram os primeiros do...

Em Brasília, setor de transporte turístico pede socorro e reclama de taxas abusivas

Trabalhadores pedem compreensão da ANTT em relação às taxas e clamam que representantes do órgão ouçam suas reivindicações EDIÇÃO DO DIÁRIO ------------------------------   O setor de turismo é,...

Frida Kahlo tem vinho em sua homenagem da vinícola Carmen, no Chile

Frida Kahlo completaria 113 anos nesta segunda-feira, 6 de julho. Ícone da força feminina,  a artista mexicana é símbolo de reinvenção, tanto em sua...

GOL terá adiantamento de R$ 1,2 bilhão da Smiles

Valor Econômico A Smiles fará um adiantamento à Gol no valor de R$ 1,2 bilhão, para uso futuro na aquisição de passagens aéreas de emissão...

Grandes bancos do Canadá boicotam anúncios no Facebook

Os maiores bancos do Canadá confirmaram na última sexta-feira (3) que se juntaram a um boicote contra anúncios no Facebook, iniciado por grupos de...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias