História, arquitetura e natureza. Esses elementos fazem de Petrópolis mais do que um destino turístico no estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é a cidade da Serra dos Órgãos conhecida como a cidade imperial. Fundada pelo imperador D Pedro II em 1843, a cidade atrai turistas principalmente por seus atrativos históricos, arquitetônicos e culturais, e está numa região cercada por natureza exuberante, com montanhas, rios e cachoeiras.
Por Simone Barros @viagemelifestyle, colaboradora do DT
De clima ameno ao longo do ano e até bem frio no inverno, Petrópolis tem igrejas históricas, museus e casas de cultura muito interessantes, e oferece boas opções de lojas e restaurantes. E ainda mantém aquele clima de cidade do interior.
Veja também as mais lidas do DT
É uma opção de bate e volta a partir da cidade maravilhosa, pois está a apenas 70 km de distância do Rio. Programe-se para caminhar pelo centro e descobrir ótimas lojinhas e ir passeando de museu em museu, casarão em casarão.
Dentre os passeios mais procurados de Petrópolis estão a visita a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel (somente parte da casa e aberta a visitação, quando existem exposições) e a Casa de Santos Dumont.
Em dois dias inteiros é possível conhecer os pontos turísticos, curtir alguns restaurantes e ainda fazer comprinhas na tradicional Rua Teresa, rua de amplo comércio local muito procurado por quem busca roupas, malhas em geral. Para quem visita e quer se hospedar por alguns dias na cidade, uma boa pedida é conhecer, além do centro, alguns dos distritos de Petrópolis.
Começando pelo centro, a dica é se encantar com o hotel Solar do Império, construção que faz parte da história do País, e é referência de charme e tradição em Petrópolis. O hotel conta com dois casarões, ambos de arquitetura neoclássica, e tudo começou no século XIX. O casarão principal data de 1875 e o lateral, de 1893. A construção é tombada pelo Iphan e teve seu primeiro reparo em 2005. Em 2019 o hotel foi totalmente revitalizado.
O Solar do Império possui apenas 25 apartamentos e suítes. O hotel conta com jardins, duas piscinas ( uma externa e uma interna aquecida), academia e seu restaurante é referência em boa gastronomia da cidade.
O restaurante Imperatriz Leopoldina, que fica num antigo salão de estar do hotel, existe desde 2005. O ambiente tem ilustrações feitas à mão pela artista plástica Dominique Jardy. No cardápio são destaque pratos que o imperador gostava, releitura de clássicos, um chá da tarde e uma carta de vinhos e drinks bem completa.
Petrópolis é, como mencionei, uma cidade com vários distritos e muitos são especialmente famosos por ter opções diferenciadas de hospedagem e restaurantes incríveis. Se você tem mais dias para curtir a cidade não deixe de se aventurar e passear pelas localidades. Uma dica é ir até o Vale do Cuiabá. Lá é possível conhecer uma pousada tradicional e muito charmosa, a Tankamana.
A pousada Tankamana é uma das mais tradicionais e conceituadas de Petrópolis, por ser muito exclusiva ( tem apenas 17 chalés) e fica a 25 minutos de carro do centro de Itaipava. A Tankamana tem uma piscina, academia , spa e área fitness. Para quem gostar de caminhar há duas trilhas na propriedade e uma delas apresenta uma bela vista da região. O restaurante da pousada atende também a não hóspedes, e o ideal é fazer reserva sempre.
Além disso, não deixe de conhecer ali perto o espaço Morango do Vale, onde é possível colher morangos orgânicos da estufa e levar para casa e curtir um bom café da manhã em família. O passeio é literalmente delicioso e é imprescindível fazer reserva.
Indo para outra localidade, o distrito de Secretário, não deixe de reservar um tempo para conhecer as delícias locais. A primeira dica é: no último sábado de cada mês o sítio Humayta abre para visitação com degustação de seus produtos. São famosas as geleias, doces e compotas. Para essa experiência é fundamental fazer reserva. E reserve também mesa em um dos restaurantes mais conceituados da região, o …Lá.
O restaurante …Lá foi idealizado há mais de 12 anos pelo chef Bebeto Felipe e por Marcelo Vidal para ser um lugar “pra lá” de especial. O cenário não podia ser mais charmoso: árvores centenárias,jardim com flores, plantas de diferentes espécies e esculturas de arte. O espaço tem uma atmosfera contemporânea, que combina com o menu diferenciado. Há uma horta de onde vem boa parte dos ingredientes utilizados na cozinha (inclusive uma árvore de onde extrai-se o curry e cuja semente veio da Índia). O …Lá tem também uma estufa, além de um espaço para a máquina de sorvete da casa. O chef autodidata Bebeto prioriza os insumos colhidos na própria horta, além de ter uma curadoria interessante de produtos locais para compor o seu menu.
Mais um distrito de Petrópolis para visitar é Pedro do Rio. O Sítio Gastronômico fica nesse distrito e é uma ótima experiência para os fins de semana. Aberto somente de sexta a domingo, o local em muito se parece com uma casa de campo e fica bem junto à casa da chef Anna Dolezal. São 135m2 de muito charme no salão principal, além do jardim e uma área anexa de 80m2 de gazebo. O cardápio autoral muda de acordo com a sazonalidade dos ingredientes. Outro diferencial do sítio é que o casal trabalha com produtores locais, privilegiando insumos e produtos muito frescos. O restaurante também conta com horta própria de temperos, que é, inclusive, parte do cenário em frente ao salão principal.