Alguns dos principais hoteleiros e empreendedores da pérola de Ipojuca, mais conhecida como Porto de Galinhas, em Pernambuco, encontraram com a imprensa na tarde do último sábado (24) e apresentaram um balanço do turismo no destino. O encontro, realizado no resort Village Porto de Galinhas aconteceu um pouco antes da premiação do SOU Porto de Galinhas, evento que reconhece os parceiros comerciais do destino.
Por Paulo Atzingen de Porto de Galinhas*
“Porto de Galinhas passou ao largo da crise“, garantiu o novo presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tiburtius, logo após ser anunciado pelo então presidente, Otaviano Maroja, como seu sucessor. O mandato de Tiburtius será de quatro anos.
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“Podemos afirmar que mesmo com toda a pressão econômica mantivemos índices gerais de ocupação em torno de 80% em 2018 e não foi necessário despedir colaboradores; mantemos nossa força de trabalho“, afirmou Eduardo. Atualmente Porto de Galinhas oferece cerca de 20 mil.empregos diretos e indiretos.
Um dado importante apresentado por Otaviano Maroja foi sobre a promoção do balneário. “Promovemos famtours e presstrips constantes com profissionais do trade, da grande imprensa e blogueiros. Além disso, somado à promoção do Estado, por parte da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) – e ao alto impacto das mídias sociais trouxemos para cá milhares de turistas”; afirmou o Maroja. Ainda segundo o agora ex-presidente da associação, o ano foi excelente em participações em feiras e eventos. “Estivemos presentes em 75 eventos no Brasil e no exterior e isso só foi possível com a parceria dos operadores e o governo de Pernambuco”, enumerou Otaviano.
De acordo com dados da AHPG o balneario recebeu em 2017 algo em torno de 1.2 milhão de visitantes.
Contraponto
O sucesso econômico do destino turístico não tem tirado o foco dos hoteleiros quanto à qualidade do produto e à manutenção dos equipamentos. Marcos Tiburtius, diretor do Village Resort disse que a renovação dos equipamentos, ampliação, investimento em pessoal e tecnologia e reformas de hotéis tem sido uma constante.
“Quando Porto de Galinhas deixou de ser novidade tínhamos que mudar o apelo. Nos unimos como associação de hoteleiros e, se antes vendíamos individualmente passamos a pensar e a vender o destino coletivamente“, afirmou Marcos.
A trajetória ascendente da pérola de Ipojuca gera, evidentemente, um contraponto: como manter essa equação qualidade e crescimento de receita a médio e longo prazo sem comprometer o meio ambiente e a manutenção de postos e serviços qualificados?
Para os empresários e dirigentes a lição de casa vem sendo realizada com a parceria efetiva da prefeitura de Ipojuca.
“Nosso aterro sanitário e o trabalho sistemático de coleta seletiva do lixo contribui diretamente para o turismo” disse a prefeita Célia Sales ao DIÁRIO.
Energia limpa
Acrescida a essa obrigatoriedade de todo destino turístico com alta demanda e procura a associação já analisa projetos para a implantação de energia eólica nos hotéis. “Estamos sendo procurados por diversas empresas do setor de energia limpa. Devemos em breve decidir o melhor tipo que se adequar às nossas necessidades e também decidir a forma que esse projeto será implantado e financiado“, afirmou Tiburtius.
No que se refere à energia solar os hotéis associados de Porto de Galinhas (cerca de 50) já aquecem 100% de sua água por meio dessa alternativa energética. “Isto tem reduzido os custos fixos dos hotéis e contribuído com o ambiente já que essa é uma fonte limpa e não geradora de CO2″, afirmou o vice-presidente Massimo Pellitteri.
Plano Diretor
O município de Ipojuca em seu Plano Diretor (Projeto de Lei 1.490, DE 06-06-2008) limita a construção de prédios de até quatro andares na orla de Porto de Galinhas ou construções de até 14 metros de altura. Isso evidentemente minimiza os efeitos prejudiciais da exploração imobiliária em locais próprios para o lazer e contemplação da natureza.
“Em minha gestão quero continuar mantendo essa boa relação com a prefeitura. Nunca pedimos nada para os hotéis e sim para a comunidade”, afirmou Eduardo.
Com aquele ímpeto de quem ocupa um novo cargo e tem fôlego de sobra para os novos desafios, Eduardo faz coro ao posicionamento dos hoteleiros e empreendedores de Porto de Galinhas:
“Estamos no caminho certo e queremos acertar. Estamos motivados com os números dos associados (não totalizados) e com as ações de sustentabilidade; podemos fazer mais e vamos fazer mais”, prognosticou.
*O jornalista viajou convidado pela Associação De Hoteleiros de Porto de Galinhas