sábado, novembro 8, 2025
InícioEconomia do turismoPondé desaconselha adivinhação sobre o futuro, em palestra no...

Pondé desaconselha adivinhação sobre o futuro, em palestra no Meeting Festuris

O poder avassalador das redes sociais, a análise a respeito do envelhecimento da população e a lucidez nas decisões, tanto pessoais como corporativas, fizeram parte da reflexão, defendida na manhã deste sábado (8), pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO*

A fala, do também colunista do jornal Folha de São Paulo, teve lugar no Meeting do 37º. Festuris – Gramado, evento que encerra as atividades no Palácio dos Festivais e convidou à um modo mais independente do pensamento sob o tema “’Como Imaginar o Futuro Sem Guru?”.

Meeting Festuris
Luiz Felipe Pondé se apresentou no Meeting Festuris (Crédito: Nina Marciano – Afinaidade)

Sem Juízo de Valor

Preocupado em não transmitir à atenta plateia qualquer juízo de valor, Pondé se debruçou sobre evidências que cercam o modo de viver da atualidade, com queda sensível na taxa de natalidade e o papel da mulher que, atualmente, longe do ideal de ter filhos e constituir família, opta por ser protagonista de sua própria história e consequente modificado estilo de vida, como a prioridade por viajar.

Em sua abordagem filosófica, Pondé declinou sobre o perfil populacional, com alta e progressiva taxa de envelhecimento. E constatou, perante profissionais que atuam no segmento de viagens, que a leitura sobre o público alvo no mercado se encontra sistematizada em duas vertentes: ou você produz riqueza ou você consome. Dissertou sobre a disputa de poder e o peso das mídias sociais no comportamento das pessoas, que têm em seus primórdios o surgimento da imprensa e de movimentos religiosos como a transmissão das escrituras sagradas para o vernáculo, feita por Lutero.

Multiplicidade de Teorias

No entender do filósofo, a multiplicidade de teorias e radicalização tem recebido reforço preocupante da Inteligência Artificial com um arsenal incontrolável de informações viralizadas. Foi categórico ao afirmar que não existe consciência política e deu seu toque principal que indica que quanto menos se seguir gurus haverá maior lucidez nas decisões.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque