por Jeff Severino (Articulista do DT em Santa Catarina)
A emoção de cruzar a maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal do mundo atraiu milhares de pessoas no evento Viva a Ponte, entre 30 de dezembro e 5 de janeiro de 2020, em Florianópolis. Cerca de 1,18 milhão de pessoas circularam entre as cabeceiras continental e insular da Ponte Hercílio Luz, o que também trouxe incremento à economia.
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Bases de sustentação permanecem
Não consigo imaginar a imensidão de gente que pouco pode aproveitar pois a ponte fechou novamente no domingo (05/01), para quem sabe, com sorte, sem vento sul ou chuva, reabrir em março ou quem sabe em agosto, isto é, a gosto de Deus. As bases de sustentação não foram e nem serão tiradas pelo menos por mais seis meses, o que gerou muita desconfiança.
“A reabertura da Ponte Hercílio Luz tem um significado enorme para a Santur. Na semana de reabertura demonstrou a seriedade e o comprometimento com a obra e o recurso público. A expectativa que tínhamos foi superada, ficou claro o pertencimento e autoestima recuperada de todo o catarinense e manezinho que teve novamente a Ponte de volta”, disse Flavia Didomenico, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur).
Definição das diretrizes
A conclusão das obras da ponte está prevista para março. Até lá serão definidas as diretrizes sobre a utilização dessa estrutura, inclusive para o turismo. “Agora precisamos definir qual o melhor uso desse bem, que tem suas belezas e que precisa ser autossustentável”, avaliou Flávia. Segundo apurei, a melhor opção para o bom uso da ponte, pois sabemos da incompetência em sua reforma durante 28 anos, e longos e longos anos anteriores sem manutenção, o que causou o seu fechamento e o que já está ocorrendo com as Pontes Colombo Sales (gravíssimo o seu estado) e a Pedro Ivo, (no mesmo caminho), a melhor opção é o uso unicamente por veículos leves, pedestres e ciclistas além de veículos de emergências. Jamais para tráfego pesado a exemplo de ônibus que irão piorar o nosso caótico transito no centro e caminhões. Isso seria no mínimo bom senso.