Ter praias posicionadas entre as melhores do país, ser o quinto destino de lazer mais procurado do Brasil e o primeiro do estado de Pernambuco fazem de Porto de Galinhas uma referência no turismo nacional. São esses e outros atrativos que tornam o balneário mais do que um simples destino de praia, uma experiência inesquecível para quem curte viajar, aproveitar arte, cultura e uma excelente gastronomia. Mas, afinal, qual é o segredo de todo esse encanto?
São anos de trabalho e dedicação de uma equipe reunida e focada que conseguiu atingir esta condição privilegiada. Em 1992, diante da necessidade de reestruturar as políticas de captação de novos visitantes e visando consolidar a imagem de Porto de Galinhas, os representantes da cadeia hoteleira do balneário se reuniram e assim surgia a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).
Na época, todos os fundadores da associação viajaram pelos quatro cantos do Brasil com a missão de divulgar o balneário. Uma espécie de venda direta do destino. Posso garantir que solas de muitos sapatos foram gastas para impulsionar a visitação e tornar Porto de Galinhas o que é hoje.
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Esse esforço coletivo garantiu novos investimentos no litoral sul pernambucano, que se desenvolveu no decorrer desses 20 anos com a construção de novas unidades hoteleiras, ampliação das já existentes e monitoramento constante das ações do poder público. Mas o segmento hoteleiro teve início antes mesmo da AHPG, com a construção do Solar Porto de Galinhas, em 1986. A partir de 1988, a região recebeu o Village Porto de Galinhas, Marupiara Porto de Galinhas, Pontal de Ocaporã e o Armação. Juntos, eles ofereciam cerca de 300 leitos. Já em 2000 e 2001, foram inaugurados o Summerville Beach Resort e o Nannai Beach Resort.
O trabalho de divulgação do destino em feiras de negócios do setor e junto a operadoras e agências de turismo foi intensificado, o que colaborou para o aumento da capacidade da rede existente. Graças a essa iniciativa, Porto de Galinhas deixou de ser uma vila de pescadores isolada e de veraneio apenas para os pernambucanos, para ser frequentada por viajantes de várias partes do mundo e tornar-se o quinto destino de lazer mais visitado do Brasil, além de uma das praias mais badaladas do mundo. Até hoje, a entidade desenvolve uma divulgação permanente do destino em feiras junto ao trade turístico. Agora, deixo de fazer parte da AHPG, com o orgulho de ter cumprido uma missão, e assumo um novo desafio chamado Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, mais um atestado da evolução madura do destino.
O setor de viagens massificou-se, criando oportunidade para todos, desde hotéis, operadoras de agentes de viagem, guias e receptivos. Mas os pacotes, até então concorridos, tornaram-se triviais nos dias de hoje. A viagem assumiu um lugar prioritário no planejamento orçamentário do brasileiro, que cada vez mais requer um passeio sob medida para seus anseios e os interesses de sua família.
E as expectativas para o setor hoteleiro são promissoras, a despeito do atual cenário econômico. Conseguimos chegar a uma ocupação de 70% no primeiro trimestre deste ano. Recebemos muitos viajantes que decidiram adiar o sonho de viajar para outros destinos em função do dólar alto, mas não deixaram de lado o desejo de explorar um destino com infraestrutura e atrações de alto padrão.
Ainda há muito trabalho a ser feito. Portanto, para continuarmos a manter Porto de Galinhas entre os cinco destinos de lazer favoritos no Brasil, temos que estar sempre em busca de inovações, por meio de parcerias entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. Mãos à obra!
*Formado em Administração de Empresas, Otaviano Maroja é presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, além de executivo do setor hoteleiro