Pela primeira vez, o país é reconhecido nos World’s Tourism Film Awards, com filme promocional do Turismo do Porto e Norte de Portugal
O filme promocional do Turismo do Porto e Norte de Portugal “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”, para o segmento de Meeting & Industry, recebeu o título de World’s Best Tourism Film, na categoria “Tourism Products”. O prêmio é promovido pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT).
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “esta vitória é mais um incentivo para todos os parceiros do Porto e Norte, que após dois duros anos, com o seu esforço, permitiram o regresso fulminante do setor a valores pré-pandemia”.
“É o corolário de um trabalho incrível de posicionamento da região, que nos permitiu aumentar a nossa notoriedade e posicionamento. É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal”, explicou o presidente.
Com a melhor pontuação entre todas as categorias a concurso, “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza” ficou em primeiro lugar neste ranking graças aos pontos conquistados na sequência dos prémios recebidos nos dez festivais que compõem o circuito mundial do CIFFT. Nesse circuito, ele concorreu com 34 outros filmes promocionais estrangeiros, na categoria “Tourism Products”.
Assim, Luís Pedro Martins lembrou que “os prémios conquistados pelo filme ‘Ofélia de Souza’ comprovam a aposta feita numa comunicação muito disruptiva, criativa, original e de certa forma arriscada, no segmento de Turismo de Negócios.
“Nesse segmento, a região tem um potencial muito elevado, quer pela qualidade dos espaços aqui existentes, quer pela oferta existente na vertente social no pré e pós-eventos”, explicou o presidente.
Porto e Norte de Portugal tem procura por turismo de eventos e lazer
E os resultados já são perceptíveis. O presidente do Turismo do Porto e Norte explica que só este ano já foi possível captar mais de uma centena de eventos, como o M&I Forum (Porto), a AITO Overseas Conference (Braga), o Wordcamp Europe (Porto). Assim, contribuindo para trazer ao Porto e Norte mais de 32 mil pessoas.
O filme, com pouco mais de três minutos de duração, tem como estrela principal Ofelia de Souza, uma experiente e extravagante organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, que fielmente acompanhada dos seus assistentes (“Ofelier” e “Ofeliette”). Além disso, partilha dicas e segredos para escolher e aproveitar um dos melhores destinos de turismo de negócios do mundo.
O presidente do Turismo do Porto e Norte recorda que tem sido feita uma aposta muito forte de promoção da região nos mercados externos e, em particular, nos países emissores que nos são mais próximos e que representam a maior fatia de turistas que visitava a região até ao início de 2020.
“O trabalho foi muito meritório e os resultados já têm reflexos nos índices de procura da região, tendo fechado o ano com um recorde absoluto de turistas”, sublinha Luís Pedro Martins.
Ainda, recorda que, “em 2019 ocorreram quase 11 milhões de estadias na região, num registo que patenteia um crescimento histórico de 9,7 por cento, o maior a nível nacional”.
Trata-se, no fundo, de um incentivo adicional para a região, e para os parceiros do Turismo do Porto e Norte, numa altura em que o turismo dá claros sinais de retoma.
“Só entre janeiro e setembro, já ultrapassámos o número de hóspedes de 2019, em 2,4%. E mesmo em termos de estadias, tendo em conta que nos primeiros três meses de 2022 o número de turistas no país ainda era muito reduzido, devido às restrições impostas pela pandemia, os dados são muito animadores. Comparando o acumulado entre janeiro e setembro, estamos também à frente de 2019, com mais 6,1% de dormidas”, acrescentou.
Para assistir ao filme, acesse o link.
EDIÇÃO DO DT com agências.