Redação do DT
A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro tem percorrido o Brasil promovendo capacitações para agentes de turismo. Durante a ação, que é a maior que a cidade já apresentou em número de capacitados, a Secretaria apresenta os diferenciais e as várias vertentes do destino, que se caracterizou ao longo dos anos pela categoria turística praia e sol. A atividade integra o Direcionamento Estratégico do Turismo de Porto Seguro, para a promoção e comercialização do destino que recebe mais de 1,5 milhão de turistas por ano.
“O nosso objetivo é apresentar um posicionamento diferenciado da cidade. Com as pesquisas que fizemos, percebemos que a maioria das pessoas, inclusive agentes de viagens, acredita que é um destino muito voltado para jovens, por exemplo, mas a diversidade de atrativos faz com que o público não seja só de jovens. 53% do nosso público é formado por famílias”, explicou o secretário de cultura e turismo e vice-prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Em 2015, a Secretaria capacitou cerca de 1,2 mil agentes, segundo o secretário. As ações ocorreram em diversas cidades de cinco estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Nesse ano, a expectativa é de atingir pouco mais de 2 mil agentes. “Ampliamos a ação para a Região Sul”, destaca o vice-prefeito.
A capacitação destaca a diversidade turística de Porto Seguro e apresenta os eventos que compõem o calendário do município, além da infraestrutura hoteleira. “A cerca de 40 minutos de barco de Porto Seguro, temos avistamento de baleias, por exemplo; temos turismo cultural, com uma cidade histórica preservada; temos Trancoso e Arraial d’Ajuda. Essa diversidade de produtos precisa ser divulgada para o público final e ao agente de viagens. Estamos sempre renovando a oferta turística”, ressalta Beto ao DT.
Almejando ser o melhor e mais desejado destino turístico do Brasil, a Secretaria estabeleceu no último ano o Direcionamento Estratégico do Turismo de Porto Seguro. O documento reúne um conjunto de ações para a melhoria da oferta, criação de maior inteligência de mercado e incremento da demanda, prevendo 16 ações estratégias que têm sido executadas e monitoradas com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo e do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau.