Os trens de Portugal agora podem ser utilizados de forma ilimitada por turistas e locais que desembolsam apenas 49 euros.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
Inspirado na iniciativa alemã, Portugal oferece desde 1º de agosto um bilhete mensal, permitindo a utilização de todos os trens (lá são chamados de comboio) regionais. Mas cuidado, muitas restrições se aplicam.
Veja também as mais lidas do DT
Este é um presente muito interessante para os amantes de trem. Depois da Alemanha, Portugal acaba de lançar uma assinatura mensal para utilizar a sua rede ferroviária à vontade. Desde 1º de agosto, o Passe Nacional de Comboio oferece viajar por todo o país por 49 euros por mês. E uma boa notícia, esta oferta está aberta a todos os europeus, incluindo turistas comuns, como confirma o portal de informação Schengen.
Com este passe ferroviário, é possível viajar “em todos os comboios regionais do país e [ele] permite viagens ilimitadas, sem restrições de tempo”, detalha o Governo português.
Apenas algumas linhas regionais não estão incluídas, como Régua-Pocinho (linha do Douro), Coimbra-Figueira da Foz (subúrbio de Coimbra), Pinhal Novo-Évora e Pinhal Novo-Vila Nova da Baronia (linha do Alentejo), e Pinhal Novo-Tunes (linha do sul). Esta restrição aplica-se igualmente aos comboios Intercidades e Inter-regionais e aos comboios de alta velocidade Alfa Pendular. Por fim, o passe também não permite circular nos aglomerados do Porto, Lisboa e Coimbra com comboios urbanos.
E a França? Inspirado na iniciativa alemã, o governo está considerando a implementação de um passe semelhante aplicável aos trens regionais para o verão de 2024. “Um passe simples, atraente, barato para os jovens”, disse Clément Beaune no início de julho, impulsionado pelo sucesso do passe França-Alemanha. Os turistas vão adorar.