Há um prazer que sopra e que vem junto com o vento constante neste arquipélago. Liberdade misturada com consciência ambiental. Esse prazer é manifestado na maneira que fomos recebidos, nas pousadas, nos restaurantes, nas empresas de receptivo. Há prazer em receber, em servir em ser útil.
Por Paulo Atzingen, de Fernando de Noronha (Fotos: Tales Pinheiro – DT e divulgação)*
Se os golfinhos rotadores dão suas piruetas na baia ensolarada ou se o rugido do leão ecoa entre as rochas criando esse fenômeno acústico que os turistas adoram, nas pousadas, onde fazemos nosso pouso e descansamos de tanta beleza natural, são nelas que entendemos por que as pessoas que trabalham aqui estão felizes e já superaram o período chamado de neuronha (estado psicológico de saturação de Noronha que passa à medida que se acostuma com o dia-a-dia do lugar). Aqui não há a pressa da cidade, não há a poluição ambiental das urbes e respira-se um ar marítimo, o tempo todo. Essa inserção no olho do oceano ajuda no astral das pessoas, e por consequência, no funcionamento do trabalho na ilha.
Essa energia emprestada pela ilha nos é devolvida na forma gentil e atenciosa que nos recebe Mardônio Fialho, supervisor operacional do Hamares, na alegria espontânea do Rafa, responsável pela cozinha e café da manhã na pousada Mar Atlântico, na simpatia de Ana Kim, gerente da pousada Maria Bonita., ao nos servir o café da tarde.
Formalizados e cuidando do futuro
A primeira pousada que visitamos foi a Lua Bela e fomos recebidos por Cláudio Castro, o proprietário e Lucia Smith, presidente da Associação De Pousadas de Fernando de Noronha (APFN). Lúcia reforçou o compromisso de sua associação em atuar com responsabilidade, seriedade e profundo respeito pela singularidade do arquipélago. “Todos os nossos associados são formalizados — essa é uma condição indispensável — e todos eles adotam práticas contínuas de preservação ambiental. Muitos utilizam energia solar, aquecimento da água por boiler, captação de água da chuva, seleção de resíduos, entre diversas outras ações sustentáveis. Tudo isso reflete nosso compromisso com o meio ambiente e com o futuro da ilha. Honrar Noronha é cuidar do presente para preservar o amanhã”, afirma Lúcia à reportagem.
Pousada Lua Bela

Localizada em uma área de mais de 5 mil metros quadrados, a Pousada Lua Bela combina natureza, conforto e elegância junto e misturado. Fomos recebidos pelo proprietário, Cláudio Cardoso, que nos guiou pelos bangalôs e destacou a proposta da pousada: “Aqui, tudo foi pensado para integrar o hóspede ao espírito da ilha, com tranquilidade e sofisticação,” disse-nos.
As acomodações variam entre apartamentos, bangalôs, Bangalôs Masters e o exclusivo Bangalô Super Master. Todas são decoradas com cuidado e estilo. “Queremos que cada pessoa sinta que está vivendo algo único, seja em um quarto mais compacto ou no nosso bangalô mais luxuoso”, explica Cláudio. A piscina de borda infinita, com vista para o oceano Atlântico, completa o cenário de descanso e contemplação.

A experiência se estende ao atendimento. A equipe é treinada e conhece profundamente a ilha. “Nosso time é apaixonado por Noronha. Sabemos indicar trilhas, passeios, restaurantes — fazemos parte da vivência do hóspede”, destaca. O café da manhã e o chá da tarde com delícias regionais fecham o dia com sabor e autenticidade.
A pousada também oferece transfer in/out do aeroporto.
+55 (81) – 99477.8028
+55 (81) – 99406-8181
reservas@pousadasdenoronha.com.br
Site: Noronha | Pousada Lua Bela | Rua Amaro Preto, 113 – Floresta Pernambuco
Pousada Maria Bonita

Ana Kim nos recebeu na Pousada Maria Bonita e nos ofereceu um café da tarde delicioso. Ela veio de Curitiba há três anos. “Nós temos 12 quartos, divididos em 4 categorias diferentes sendo a “Júnior, a Jardim, a Horizonte e a Suíte Maria Bonita,” enumerou.
A Ana Kim explica que a proposta da pousada é bem intimista: não existe uma recepção tradicional, com balcão e recepcionista atrás. “A gente está sempre próximo dos hóspedes, justamente para proporcionar essa hospedagem mais aconchegante, fazer com que o hóspede se sinta em casa e acolhido,” diz.
“Me adaptei bem, amo morar aqui, amo recepcionar os clientes também. Minha vida toda – Ana é formada em Turismo – sempre trabalhei em hotel. E é isso: para mim é uma realização profissional.”

Site: Pousada Maria Bonita Noronha
- Contato +55 (81) 98238-7120
- Reservas +55 (81) 98829-9751
- reservas@mbonitanoronha.com.br
Pousada Maria Flor

Na Pousada Maria Flor, encontramos mais do que uma hospedagem: trata‑se de uma expressão de Noronha em sua forma mais pura — uma harmonia entre paisagem e projeto arquitetônico, onde o tempo desacelera. Aqui, conforto e introspecção se encontram para oferecer uma vivência autêntica. Noronha, do seu jeito — com alma e silêncio.
Suíte Horizonte
Elevadas no segundo pavimento, essas suítes revelam uma paisagem cênica que abarca o Atlântico e o histórico Forte de Nossa Senhora dos Remédios — um convite à contemplação sem pressa.

Suíte Jardim
No nível térreo, essas suítes se abrem para um jardim exuberante, onde a vegetação nativa emoldura o espaço com frescor e suavidade. O interior segue a mesma curadoria refinada da Suíte Horizonte: amenities Costa Brazil, roupas de cama Trousseau de altíssima qualidade e mobiliário que traduz design brasileiro com sofisticação e leveza. Um abrigo onde a natureza não apenas circunda, mas penetra suavemente pela arquitetura, criando uma imersão sensorial.
Site: Pousada Maria Flor
- +55 (81) 98229-4693
- reservas@pousadamariaflor.com.br
Hamares Boutique Hotel

Mardônio Fialho é o gerente da unidade Hamares Boutique Hotel, do grupo Ekos em Noronha. Nos recebeu com toalhas umedecidas para as mãos. Ele explica que no arquipélago o grupo atua em quatro unidades: “Nós temos a Morena, que já tem dez anos de atuação no mercado, é uma das líderes de mercado. Nós temos a Colina e temos a Paraíso, que é a nossa mid‑scale. E o brand, que é esse Hotel Boutique. Ele nos acompanha para um site inspection.
Quanto às taxas de ocupação em Noronha, Mardônio comenta: “A taxa de ocupação do nosso grupo de Noronha está em torno de 70% ao ano. Com um insight diferenciado para o Hamares Boutique Hotel, que chega a 92% de ocupação anual. Então, muito fora da curva, o hotel completou dois anos em agosto de 2025 e a gente prospecta um mercado de mais anos com ocupação sempre acima da média do mercado, do trade daqui e acima também do nosso grupo de pousadas. Então, assim, a Hamares é uma spin‑off muito importante para o grupo, com serviços excepcionais, acomodações muito diferenciadas.”

Reservas +55 (81) 3038-5008
reservas.hamares@noronha.com.br
Site: Hamares Boutique Hotel
Pousada Triboju

Fomos recebidos por Magno Dias, gerente operacional da pousada Triboju. Ao nos acompanhar para apresentar alguns apartamentos ele nos adianta que sua pousada é o único empreendimento turístico no mundo que o café da manhã inicia às 6h30 da manhã e vai até às 18h. “Por conta da comodidade ao cliente. Ele vem pra Noronha e a gente não quer que ele tenha pressa. Nosso café não termina às 10h. Então ele pode acordar de meio‑dia, uma hora da tarde e dizer: ‘Não, agora eu vou tomar café.’ E à la carte. Ele pede o que deseja e a gente o atende”
E sobre a média de ocupação, Magno não crava números precisos, mas comenta que “temos a média geral a partir de 60% pelo menos. Nosso tipo de empreendimento é de luxo, mas também tem esse estilo mais rústico da acomodação. Então a gente tem o luxo de um lado, mas também tem a simplicidade, uma forma de nos referir e tratar os clientes, a gente busca um pouco disso.” Ele detalha: “Nós temos 12 apartamentos, 4 são bangalôs e 8 são suítes luxo.”
Email: reservas@triboju.com.br /
Telefone Pousada : + 55 81 3619.1313 Reservas no +55 81 9 9200-0464
Site: Pousada Triboju
Pousadas Atobá e Mar Atlântico

As pousadas Atobá e Mar Atlântico integram o grupo Noronhar. As duas, juntas, somam 23 quartos — 1 bangalô e 3 apartamentos com cerca de 25 m² cada um. Além de todos os mimos de uma pousada de alto padrão (como toalhas e lençóis 300 fios, amenities L’Occitane, TVs LED etc.), destacam‑se os serviços de quarto, o café da manhã e o redário (na Atobá). Um capítulo à parte em nossa passagem por Noronha.


Destaques
Destaque especial para o transfer in & out do aeroporto para a pousada, e para o excepcional Rafa, responsável pela cozinha/café da manhã da Mar Atlântico, que às 5 horas da madrugada já estava preparando o café para os hóspedes que querem sair mais cedo para se exercitar ou para ver o nascer do sol. Com alegria contagiante, ele desperta os ainda sonolentos hóspedes que irão percorrer a ilha: “É a primeira vez em Noronha?” “Vão fazer que passeio hoje?” “Estão gostando da experiência?” Esse recifense de coração bom, acaba com o silêncio, cria um laço de relacionamento e diálogo entre os ocupantes das mesas, vindos de todas as partes do Brasil.

Sites: ATOBÁ | Grupo Noronhar 1 – MAR ATLÂNTICO | Grupo Noronhar 1
Whatsapp e celular:
(81) 98533 0002
Whatsapp e celular:
(81) 98860 0001
Pousada Akanã

Eliege Marchesine conta sobre as atividades socioambientais da pousada, a Akanã, enquanto caminhamos para conhecer um dos apartamentos. “As ações que a gente pratica como diferencial são: a reciclagem do óleo de cozinha — fazemos as separações, separação dos resíduos com as lixeiras identificadas, tanto dos sólidos, quanto dos orgânicos”, enumera.

A pousada tem também energia gerada por placas solares instaladas em todas as UHs, o que valida a economia sustentável, além de uma horta própria. “Isso minimiza o impacto e ambiental com consumo não só da própria pousada, como para os funcionários e para os nossos hóspedes”, afirma. A estrutura da pousada é feita na arquitetura drywall, o que minimiza efeitos na natureza. “Além de tudo isso, finaliza Elige, reutilizamos a água da chuva, temos o saneamento regulamentado”, completa.
Nannai Noronha

Tiê Abreu é o supervisor Operacional do Nanai Noronha, que completa 5 anos em 1º de dezembro. Ele explica que o Nannai Noronha foi a primeira unidade a abrir depois do tradicional Nannai Muro Alto, em Porto de Galinhas. “No Nannai Noronha foi adotado um pouco mais o estilo de pousada boutique. São sete bangalôs aqui do lado esquerdo e três aqui do lado direito, totalizando 10 no total. São divididos entre quatro categorias, todos de vista para o mar — alguns são privilegiados, outros não — e começando de 30 m² até 75 m², que é a nossa master, temos duas delas no total, com uma vista bem bacana também. O restaurante chama Tia Tê, que remete à Tia Tereza, que é a dona Tereza, a Tereza Meira Lins, que é a tia de Luiz Otávio, os donos daqui, e é para remeter um pouco dessa comida nordestina com o luxo do Nannai.”
Confira galeria:
Luxo descomplicado
Tiê sintetiza nossa conversa afirmando que o Nannai é sinônimo de luxo descomplicado: “Ao entrar aqui, a gente quer que vocês sintam, na verdade, um astral de estar em casa. Então, quando a gente fala do descomplicado e quando a gente não pensa na área de luxo tradicional — é aquela coisa muito, muito pomposa, muito impessoal — a gente quer naturalidade, a gente quer descomplicar essas coisas todas.”
Telefone e WhatsApp: +55 81 3552-0100
Reservas por email: reservas@nannai.com.br
Site: NANNAI – Destinos Exclusivos
Grupo Bosco Noronha

Antônio Carlos Lima, que pode ser chamado de Tony, é gestor do grupo Bosco Noronha, em Noronha. Ele conta: “Este grupo tem mais de 20 anos de mercado aqui na ilha. Temos três pousadas e a maior locadora (de veículos) da ilha, além de uma embarcação Happy Days que é um catamarã. Temos também lojas de souvenir, a Espaço Luz”, enumera.
As pousadas são Solar do Pico, Morro do Farol e a Casa Divino Morro que é uma pousada Prime. “Nós temos várias parcerias com o pessoal de Ilha Tour, Canoa Havaiana. Todos os passeios aqui da ilha a gente tem parceria. E o passeio de barco temos exclusividade porque nosso catamarã tem uma capacidade para 80 pessoas. Um catamarã que entra na praia do Sancho,” explica.
Visitamos a pousada Morro do Farol que tem 17 quartos e pode receber até 48 hóspedes.
Site: Grupo Bosco
Telefone: + 55 (81) 97345-1050
reservas.pousadas@grupobosconoronha.com.br
Paraíso Noronha

Na Pousada Paraíso, fomos recebidos por Quézia Ellen, que resumiu a proposta do empreendimento com objetividade: “Queremos oferecer conforto real, sem perder a identidade de Noronha”.
Enquanto caminhávamos pelas acomodações, ela destacou que o design contemporâneo foi pensado para garantir privacidade e silêncio. A ideia, segundo ela, é criar ambientes funcionais. “A experiência precisa ser leve e prática para o hóspede”, afirmou.

A sustentabilidade aparece como eixo central da operação. A pousada utiliza energia solar, captação de água da chuva, tratamento de afluentes e mantém uma horta hidropônica que abastece parte do consumo interno. Quézia pontuou que esse conjunto faz parte do conceito, não de um adorno. “Sustentabilidade aqui não é um item extra. É rotina.”
Site: Pousada Paraíso
Pousada Zé Maria


A Pousada Zé Maria permanece como uma síntese elegante do que significa viver a ilha com autenticidade e conforto. Uma experiência onde o tempo desacelera e a natureza se integra à hospitalidade sem esforço.
Frutas cultivadas ali mesmo abastecem não apenas a decoração da paisagem, mas o sabor dos drinques servidos à beira da piscina de borda infinita, com seus 150m² de pura contemplação voltada para o Morro do Pico.
Visita à horta

Fomos brindados pela visita à horta hidropônica. Localizada em uma área anexa e mantida com cuidado artesanal, ela abastece não apenas a cozinha do restaurante Zé Maria — com seus pratos frescos e autorais — como também fornece insumos para outros restaurantes da ilha. Um exemplo claro de sustentabilidade em ação, que reforça o compromisso da pousada com a cadeia alimentar local e a qualidade do que se serve à mesa.
Na Pousada Zé Maria, o que se entrega não é apenas hospedagem — é uma maneira de habitar Noronha com respeito, sabor e sustentabilidade.
Site: Pousada Zé Maria
Recepção: (81) 3619 1258 | recepcao@pousadazemaria.com.br
Reservas de hospedagem: (81) 98829 9749 |
(81) 3224 4476
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Tales Pinheiro viajaram a convite da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN)
LEIA TAMBÉM:
Praia do Sancho: o paraíso de Noronha com beleza preservada, acesso controlado e taxas sustentáveis







