terça-feira, janeiro 7, 2025
InícioPolíticas de turismo"Preço que se paga por ser um destino tão...

“Preço que se paga por ser um destino tão importante e desejado”, diz presidente do Visite Guarujá

Após sofrer com um surto de virose que afetou a vida de milhares de moradores e turistas, o Guarujá se tornou notícia em reportagens sobre viroses que têm afetado praias de norte a sul do estado de São Paulo e até praias de outros estados.

Embora o problema seja generalizado, o município foi destacado no noticiário por sua grande importância no mercado turístico nacional e internacional.

Pelo quarto ano consecutivo, em 2024, Guarujá recebeu a classificação A no Mapa Turístico do Brasil, concedida pelo Ministério do Turismo com base em critérios técnicos rigorosos. Essa distinção reafirma o município como um destino de referência nacional e internacional.

“Guarujá é um nome de peso no turismo e, ironicamente, isso faz com que a cidade vire manchete, mesmo quando o problema é de abrangência estadual. Este é o preço que se paga por ser um destino tão importante e desejado”, presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, João Carlos Pollak.

Entenda o caso

Moradores e turistas do litoral paulista têm se queixado de sintomas como diarreia, náuseas e vômitos. Somente em Guarujá, foram realizados mais de 2.000 atendimentos nas unidades de saúde no mês de dezembro.

Por conta da alta demanda por atendimento, as unidades de saúde do município estão com o horário de atendimento ampliado.

A SABESP, responsável pelo saneamento básico na região, foi notificada pela Prefeitura de Guarujá sobre um possível vazamento de esgoto clandestino em um trecho da praia da Enseada, conforme amplamente noticiado. A companhia já informou que está investigando o caso e que tomará as medidas necessárias para sanar a situação e evitar novas ocorrências.

Praias próprias para banho

A Prefeitura reforça que as análises regulares da CETESB garantem que a qualidade das águas nas demais praias de Guarujá permanece excelente e que ações conjuntas entre os órgãos competentes estão sendo realizadas para assegurar a balneabilidade integral da Enseada.

Mesmo com o recente incidente envolvendo um vazamento de esgoto na praia da Enseada, o município mantém 10 das 12 praias avaliadas pela CETESB como próprias para banho, alcançando um percentual de 83,33% de balneabilidade, um dos mais altos entre os destinos turísticos do litoral paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque