Modernização e aumento da capacidade são foco da parceria entre a prefeitura de Uberlândia e a Aena
Após 30 anos sem modificações e melhorias, o Aeroporto de Uberlândia receberá expressivos investimentos por conta de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária aeroportuária Aena, que acaba de assumir a gestão do terminal.
Segundo nota publicada pela prefeitura, os próximos 30 meses serão de intensa reestruturação do projeto que contempla dentro e fora do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato.
Veja também as mais lidas do DT
O órgão ainda informa que o investimentos visam dotar Uberlândia de um aeroporto moderno, mais amplo e confortável, operando nos níveis mais altos de segurança operacional e sustentabilidade. O equipamento estará pronto para absorver o crescimento da demanda de passageiros e cargas e será capaz de disputar, em excelentes condições, novas frequências e destinos em todo o território nacional. O projeto final será submetido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até o fim de novembro.
3 milhões de passageiros por ano
Um novo terminal de passageiros será construído do outro lado da pista para atender a 3 milhões de passageiros por ano – o dobro da capacidade atual. Contará com duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartões de embarque, garantindo embarques mais rápidos, confortáveis e acessíveis. Também estão previstas esteiras de bagagens de maior capacidade, um novo pátio para até 8 aeronaves da aviação comercial, novas pistas de rolagem (taxiways) e novo estacionamento com mais vagas.
Foco em modernização
Com o novo desenho, segundo a prefeitura de Uberlândia, o aeroporto cumprirá todas as exigências mais modernas de segurança operacional. A pista terá áreas de escape (Resa) em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento, assim como preparação das faixas laterais para acesso de veículos de socorro em caso de emergências.
Além disso, todos os afastamentos mínimos requeridos entre pistas e aeronaves no pátio serão viabilizados. O sistema de bagagens estará preparado para inspeção integral, por imagem, das malas despachadas. Água de reuso e consumo de energia limpa deixarão o equipamento mais sustentável.
Leia mais:
Aeroporto de Montes Claros começa a ser gerenciado pela Aena
EDIÇÃO DO DT com informações da prefeitura de Uberlândia.