Anualmente, o Culinary Travel Awards, da revista de gastronomia “Saveur”, elege a melhor refeição servida em voos pelo mundo. Os vencedores são escolhidos por uma equipe de especialistas, escritores, fotógrafos e viajantes notáveis.
Na edição deste ano, divulgada neste mês, os vencedores foram as companhias Emirates (melhor comida na primeira classe e na executiva) e Singapore Airlines (melhor comida na classe econômica).
A Emirates, companhia de Dubai, foi vencedora pelo segundo ano seguido na categoria “executiva e primeira classe”. Segundo a revista, a empresa serve a bordo uma comida “comparável a um jantar em um restaurante de hotel cinco-estrelas”, com pratos saborosos e saudáveis por terem baixo teor de gordura, sal e açúcar.
Opções como caviar iraniano com sour cream, lagosta fria com molho de feijão preto e bolo de avelãs com ganache de chocolate são servidas em louça de porcelana fina sobre mesas forradas com toalhas.
Classe Econômica
Já na classe econômica da Singapore Airlines os passageiros recebem, segundo a “Saveur”, “talheres de verdade de aço inox” e toalhas quentes. Também são servidos vários lanches entre as refeições, incluindo frutas frescas, além de uma boa seleção de vinhos e de outras bebidas.
Segundo a companhia, os menus são criados por chefs internacionais de renome. Pratos locais como o nasi lemak (arroz aromático com leite de coco) convivem com opções internacionais como robalo chileno e bife ensopado à provençal.
O prêmio de melhor serviço de vinhos ficou com a australiana Qantas, que gasta anualmente cerca de 15 milhões de dólares australianos (R$ 32 milhões) para oferecer a bebida aos passageiros. São mais de 300 rótulos disponíveis, servidos por comissários treinados em cursos de sommeliers.
MVB