Primeiro Hotel Fazenda inclusivo é inaugurado em Itu

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Estabelecimento em Itu conquistou os selos “Amigos do Autista” e “Amigos da Pessoa com Deficiência”.

No Brasil, 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade (8,4% dessa população) têm algum tipo de deficiência, de acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, 15% da população mundial (1 bilhão de pessoas) tem alguma forma de deficiência. Dentro deste contexto, cada vez mais a preocupação com a inclusão tem sido levada em consideração dentro de estabelecimentos como hotéis, restaurantes e pontos turísticos.

Para atender a este público, o interior de São Paulo acaba de ganhar o primeiro hotel fazenda do estado com os selos “Amigos do Autista” e “Amigos da Pessoa com Deficiência”. Localizado na cidade de Itu, a 1 hora de viagem da capital paulistana, o Hotel Fazenda Encanto da Roça é uma opção diferenciada e completa para lazer familiar.

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“Em nossos valores e história trazemos como base a inclusão. Nossos colaboradores e recreadores são totalmente capacitados e preparados para promover a inclusão de todas as crianças. Afinal, acreditamos que é um dever nosso criar um ambiente inclusivo e um mundo melhor!”, afirma Carla Portela, fundadora e idealizadora do hotel.

Como promover a inclusão no setor de hotelaria?

Em 2015, foi criada a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que defende, dentre outras coisas, que estes indivíduos tenham acesso à cultura ao esporte, ao turismo e ao lazer. Esta lei prevê também que os hotéis, pousadas e similares devem ser construídos observando-se os princípios do desenho universal, além de adotar todos os meios de acessibilidade, conforme legislação em vigor. Além disso, os estabelecimentos já existentes deverão disponibilizar, pelo menos, 10% (dez por cento) de seus dormitórios acessíveis, garantida, no mínimo, 1 (uma) unidade acessível.

Além de oferecer uma arquitetura adaptada de acordo com a legislação e normas vigentes, para promover a inclusão é necessário investir em treinamento da equipe.

“Investir em profissionais que falam libras ou que são especializados nos diversos tipos de deficiência — autismo, síndrome de down, entre outros — é uma boa medida para estabelecimentos que querem ser mais inclusivos”, afirma Carla.

A personalização do atendimento também é um passo importante para promover um turismo inclusivo. “A adaptação exige habilidades técnicas e principalmente atenção à pessoa com deficiência de forma individual. É preciso conhecer para incluir. No momento da reserva, o hotel pode solicitar um preenchimento de um formulário com deficiências, restrições alimentares ou qualquer outro tipo de dificuldade. Em alguns tipos de deficiência, como é o caso do autismo, há algumas questões relacionadas a restrições alimentares ou seletividade. Para atender este público com excelência, é necessário que o hotel esteja preparado para oferecer cardápios personalizados”, destaca a proprietária do Hotel Fazenda Encanto da Roça.

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