Vinicius Geraldo*
Seja um hotel, agência de viagens ou operadora com vendas B2C, apresento aqui os primeiros passos para que as vendas online sejam eficientes e não ocorra desperdício de investimentos.
Website responsivo
Em primeiro lugar, devemos ter um website responsivo, que pode ser visualizado por todas as plataformas existentes no mercado; se o portal da sua empresa não é responsivo ou tem uma versão para móbile e outra para computador, você deve com extrema urgência modificá-lo, já que ao não ser responsivo o SEO (Search Engine Optimization) será prejudicado. O Google oferece maior chance de posicionamento a sites responsivos. Atualmente em média os sites recebem 40% de suas visitas oriundas do celular e isto pode ser prejudicial se não for corrigido. Em 2015 48,7% dos usuários da América Latina compraram via celular e este número terá um aumento exponencial nos próximos dois anos superando o computador de escritório para compras . Isto acontece agora.
Call to Action
Em segundo lugar, busque desenhos que sejam amigáveis ao usuário e sempre inclua Call to Action em seu portal, o que são os call to action? Basicamente é dar destaque a setores que induzam, direcionem o cliente para área de vendas. Isto é indispensável para o sucesso, analisando muitos sites de hotéis no Brasil vejo total descaso em grande parte dos hoteleiros neste quesito, isto é sumamente relevante para uma comercialização de êxito.
Tráfego
O terceiro ponto se refere à geração de tráfego, o que seria isto? Para que uma empresa possa gerar receita de forma direta é indispensável que a mesma tenha visitas e para isto é preciso utilizar Analytics e Adwords que ajude a incrementar o tráfego direto em seu site, existem outros métodos que devem ser explorados que geram bons resultados. Isto será abordado em um artigo posterior sobre Marketing Direcional.
Foco
Quarto ponto: não permita distrações quando o cliente acessa seu website; ao entrar em um website temos cinco segundos para provar ao visitante que o seu site é bom e ali ele vai encontrar tudo que precisa; ao fazer o visitante pensar ele simplesmente sai do site e procura informações em outros e neste caso acaba de perder uma possível venda online.
Velocidade
Em quinto lugar, velocidade de carregamento: um website tem a necessidade de carregar rapidamente no celular e no computador. A gigante loja Amazon foi uma prova excelente disto, ao aumentar 1s na velocidade de carregamento do seu site viu que esta alteração surgiu efeito no aumento de 3% no faturamento online.
Experiência
Sexto e último ponto: fazer um ótimo UX e nada mais é do que a sigla em inglês User Experience, ou melhor, experiência do usuário, ou criar o seu website seguindo lógicas de navegação, facilitando o acesso a qualquer páginas sem forçar o visitante a pensar muito nisto, criar formas fáceis de leitura e apresentar o conteúdo de maneira eficaz.
Que essas dicas possam melhorar seu desempenho e sua conversão em vendas. Dúvidas, é só escrever: vgeraldo@hslatam.net
Vinicius Geraldo
CEO
HS LATAM
Tel: +55 19 3342 4247 – Mob: +55 19 98379 8335
Skype: viniciuscarlig