(Edição do DIÁRIO com agências)
Com quase 300 vinícolas espalhadas por seus 1,2 mil hectares de vinhedos, o estado da Virginia, na Região da Capital dos Estados Unidos, também formada por Washington, DC e Maryland, acaba de anunciar que bateu o recorde em produção de vinhos durante o ano fiscal de 2016. Foram mais de 6,6 milhões de garrafas vendidas.
Atualmente, o destino ocupa o quinto lugar no ranking em número de vinícolas no país, com mais de 285 empreendimentos, além de ser o quinto maior estado produtor de uva. A indústria de produção de vinhos é um grande impulsionador do mercado de viagens e turismo na Virginia, com um impacto anual estimado em quase U$ 750 milhões.
Veja também as mais lidas do DT
As vinícolas da região têm ganhado cada vez mais notoriedade no cenário nacional e internacional. Prova disso é que diversos locais na Virginia foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos de vinho segundo as publicações como Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine, Washington Post e, mais recentemente, Condé Nast Traveler.
Para o visitante que deseja ter a experiência de degustar um vinho em meio aos belos campos da Virginia, mas ainda a uma curta distância de Washington, DC, o condado de Fairfax conta com as duas vinícolas mais próximas da capital americana, a 50 minutos de carro.
A The Winery at Bull Run oferece não apenas vinho, mas uma aula de história, além de muita diversão. Localizada no Manassas National Battlefield Park, local de batalhas da Guerra Civil, a propriedade conta com locais para piquenique, área infantil, música ao vivo aos fins de semana, e para os mais interessados, é possível aprender mais sobre o processo de fabricação de vinho.
A Paradise Springs Winery é a primeira de Fairfax e já ganhou diversos prêmios. Oferece degustações e tours pela propriedade e durante o ano realiza diversos eventos especiais, como harmonização de vinhos com chocolates no dia dos namorados.
Se o visitante quiser estender o passeio por mais vinícolas é possível, afinal, Fairfax é conhecida como “o portão de entrada para a região vinícola de Virginia”, pois ele deve seguir pelo mesmo caminho até Loundoun County, o distrito vinícola de Washington, DC, que conta com mais de 40 vinícolas e cujas as cidades mais famosas são Leesburg e Middleburg.