Programa de Aviação Regional deve criar mais de 120 mil postos de trabalho

Continua depois da publicidade

Pelo menos 120 mil empregos diretos, indiretos e induzidos devem surgir com a implantação do programa de Desenvolvimento da Aviação Regional no País. É o que estima a Secretaria de Aviação Civil depois que os 270 aeroportos previstos no programa estiverem em pleno funcionamento.

Esse total considera um aeroporto como polo de desenvolvimento local, ou seja, a implantação de um aeródromo numa cidade implica no fortalecimento do turismo, hotelaria, estrutura de serviços de uma cidade e etc.

Dentro desse universo, com foco na aviação comercial e no consequente incremento da operação da aviação geral, devem surgir cerca de 30 mil postos de trabalho imediatos em diversas categorias profissionais.

Veja também as mais lidas do DT

São funções típicas da operação aeroportuária, como coordenação do terminal, manutenção, apoio administrativo e financeiro, por exemplo.

Para essas 30 mil ocupações, surgirão outras 90 mil vagas que consideram outros postos indiretos ou induzidos que precisam ser criados, como ampliação do quadro de atendimento das companhias aéreas que atuarão nesses terminais, criação de áreas comerciais, entre outros.

Capacitação

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Aviação Civil investiu R$ 17,8 milhões na capacitação de 1.340 profissionais. Foram 606 pessoas treinadas em 2013 e 734 em 2014 por meio de convênios com a Infraero e o Ministério da Aeronáutica, o que representa um aumento de 21%. Esses profissionais atenderam um total de 160 aeroportos regionais espalhados pelo País.

Em 2015, o trabalho continuará sendo ampliado, quando devem ser abertas novas turmas dos cursos, como fiscais de pátio e bombeiros de aeródromos, gestores, entre outros. Esses cursos serão realizados em parceria com o Comando da Aeronáutica, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cursos em parceria com o Comando da Aeronáutica (Comaer) serão o Curso Básico para Bombeiros de Aeródromos e o de Motorista de CCI (Carro Contra Incêndio de Aeródromo). Eles estão em fase de elaboração do Plano de Trabalho e do Termo de Execução Descentralizada (TED). (Secretaria de Aviação Civil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade