Qantas pode cortar mais 2,5 mil empregos chegando a 8.5 mil dispensas

Continua depois da publicidade

A Qantas, maior companhia aérea da Austrália, disse hoje que está analisando a possibilidade de cortar mais 2,5 mil empregos, terceirizando algumas operações em terra, em virtude da queda no número de viagens causada pela pandemia de covid-19. A aérea já cortou outros 6 mil postos durante esta crise.

Por Dow Jones Newswires — Sydney

“Este é o maior desafio que a indústria da aviação já enfrentou e as companhias aéreas precisam mudar a forma como operam para garantir que possam sobreviver a longo prazo”, disse o presidente da Qantas, Andrew David, em comunicado.

Veja também as mais lidas do DT

A Qantas teve de colocar dezenas de aeronaves estacionadas, teve de desligar parte de sua força de trabalho, suspendeu voos internacionais e está operando sua rede doméstica com 20% dos níveis pré-coronavírus.

A aérea disse que está propondo terceirizar as operações de manuseio em terra nos dez aeroportos australianos, onde o trabalho é feito internamente. Se esse trabalho for terceirizado, isso pode levar a 2 mil cortes.

A companhia também disse que está tentando terceirizar os serviços de ônibus em torno do Aeroporto de Sydney, o que pode levar a mais 50 cortes.

A subsidiária Jetstar, de baixo custo, já decidiu terceirizar o manuseio em terra em seis aeroportos no país, o que deve custar mais 370 empregos.

Qantas e Jetstar discutirão os planos de terceirização com funcionários e sindicatos.
Hoje, as ações da Qantas fecharam em alta de 2,95% na bolsa de Sydney, negociadas a 3,84 dólares australianos. No acumulado do ano o papel já desvalorizou-se 47%.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade