Engenheiro químico com mais de 23 anos de experiência profissional e acadêmica, Sanfo Boubakar é marfinense naturalizado brasileiro.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Há quase 35 anos no Brasil, país que abraçou e abraçou-o profissionalmente, Boubakar tem uma visão de processo (início, meio e fim) em todo projeto que executa ou desenvolve. Diretor da Class Training, Consultoria & Capacitação, tem uma vasta experiência na ISO (International Organization for Standardization) numa das maires redes hoteleiras da América Latina (Accor), além de ministrar cursos avulsos, oferecer consultoria e capacitação a colaboradores em várias redes hoteleiras do Brasil. É carinhosamente tratado por quem o conhece como, o professor Bouba. Sua empresa, a Classtraining, desenvolveu um programa voltado à implementação dos procedimentos e protocolos contra o Covid-19 para a hotelaria.
Segundo Boubakar, esse programa foi totalmente desenvolvido de forma que hotéis, independentemente de seu porte ou serviço prestado, consigam obter resultados positivos na luta contra o Covid-19. O DIÁRIO o entrevistou, confira:
DIÁRIO – Os protocolos de biossegurança focam em geral no cliente e na empresa. Por que o senhor enfatiza que é preciso dar mais importância ao colaborador?
BOUBAKAR – Por uma questão simples de percepção: para que haja cliente satisfeito, tem que haver equilíbrio entre as principais forças envolvidas no negócio (Empresa, Cliente e Colaborador). Sem colaborador seguro não pode haver empresa nem cliente seguros. O colaborador precisa se sentir em segurança para executar seu serviço; se fala muito do aspecto de segurança externa (proteções físicas) mas muito pouco das questões psicológicas, como as angústias e medos daqueles que vão retomar os serviços de hospitalidade, lembrando que todos têm famílias e não querem se contaminar. Precisamos ter um time forte (coeso, seguro etc..) para proporcionar uma experiencia memorável no cliente.
DIÁRIO – A quais níveis de profissionais o treinamento se destina e qual a carga horária?
BOUBAKAR – Os conteúdos estão sendo direcionados à base operacional e para chefias das unidades hoteleiras com uma carga horária de quatro horas (na verdade, a distribuição dessa carga horária vai depender das capacidades instaladas dos hotéis e de seu número de colaboradores).
O programa abrange dois módulos: o Motivacional e de Sensibilização dos colaboradores na retomada para enfrentar o Covid-19; e o de Procedimentos padronizados desde a chegada do cliente até a sua saída envolvendo todos os setores, inclusive os terceirizados.
A Transmissão dos conteúdos está dividida em três Modalidades; o 1º é 1 – Presencial; o 2º à Distância e ao Vivo; e o 3º através de uma Plataforma Interativa (com possibilidade de acesso via Celular).
DIÁRIO – Quais os principais benefícios que o seus treinamentos podem trazer aos hotéis em um momento como esse?
BOUBAKAR – São muitos, mas eu posso destacar os principais, como assegurar a continuidade do negócio; garantir a segurança dos envolvidos (empresa, clientes e colaboradores), evitar processos trabalhistas principalmente no que diz respeito ao uso dos EPI´s pelos colaboradores; manter e gerar empregos novos; padronizar as boas práticas das empresas para manter a qualidade dos serviços e a fidelização dos clientes; cuidar dos processos da empresa para que ela possa cuidar de suas vendas e, finalmente, ganhos financeiros evitando o conhecido e desagradável “retrabalho”.
Os contatos da Class Training são:
comercial@classtraining.com.br
(11) 98312-8601 – (11) 2305-6945