Três perguntas para Sanfo Boubakar, diretor da ClassTraining, sobre treinamento na retomada

Engenheiro químico com mais de 23 anos de experiência profissional e acadêmica, Sanfo Boubakar é marfinense naturalizado brasileiro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Há quase 35 anos no Brasil, país que abraçou e abraçou-o profissionalmente, Boubakar tem uma visão de processo (início, meio e fim) em todo projeto que executa ou desenvolve. Diretor da Class Training, Consultoria & Capacitação, tem uma vasta experiência na ISO (International Organization for Standardization) numa das maires redes hoteleiras da América Latina (Accor), além de ministrar cursos avulsos, oferecer consultoria e capacitação a colaboradores em várias redes hoteleiras do Brasil. É carinhosamente tratado por quem o conhece como, o professor Bouba. Sua empresa, a Classtraining, desenvolveu um programa voltado à implementação dos procedimentos e protocolos contra o Covid-19 para a hotelaria.

Segundo Boubakar, esse programa foi totalmente desenvolvido de forma que hotéis, independentemente de seu porte ou serviço prestado, consigam obter resultados positivos na luta contra o Covid-19. O DIÁRIO o entrevistou, confira:

DIÁRIO –  Os protocolos de biossegurança focam em geral no cliente e na empresa. Por que o senhor enfatiza que é preciso dar mais importância ao colaborador?

BOUBAKAR – Por uma questão simples de percepção: para que haja cliente satisfeito, tem que haver equilíbrio entre as principais forças envolvidas no negócio (Empresa,  Cliente e Colaborador). Sem colaborador seguro não pode haver empresa nem cliente seguros. O colaborador precisa se sentir em segurança para executar seu serviço; se fala muito do aspecto de segurança externa (proteções físicas) mas muito pouco das questões psicológicas, como as angústias e medos daqueles que vão retomar os serviços de hospitalidade, lembrando que todos têm famílias e não querem se contaminar. Precisamos ter um time forte (coeso, seguro etc..) para proporcionar uma experiencia memorável no cliente.

DIÁRIO – A quais níveis de profissionais o treinamento se destina e qual a carga horária?

BOUBAKAR – Os conteúdos estão sendo direcionados à base operacional e para chefias das unidades hoteleiras com uma carga horária de quatro horas (na verdade, a distribuição dessa carga horária vai depender das capacidades instaladas dos hotéis e de seu número de colaboradores).

O programa abrange dois módulos: o Motivacional e de Sensibilização dos colaboradores na retomada para enfrentar o Covid-19;  e o de Procedimentos padronizados desde a chegada do cliente até a sua saída envolvendo todos os setores, inclusive os terceirizados.

A Transmissão dos conteúdos está dividida em três Modalidades; o 1º é 1 – Presencial; o 2º à Distância e ao Vivo; e o 3º através de uma Plataforma Interativa (com possibilidade de acesso via Celular).

DIÁRIO – Quais os principais benefícios que o seus treinamentos podem trazer aos hotéis em um momento como esse?

BOUBAKAR – São muitos, mas eu posso destacar os principais, como assegurar a continuidade do negócio; garantir a segurança dos envolvidos (empresa, clientes e colaboradores), evitar processos trabalhistas principalmente no que diz respeito ao uso dos EPI´s pelos colaboradores; manter e gerar empregos novos; padronizar as boas práticas das empresas para manter a qualidade dos serviços e a fidelização dos clientes; cuidar dos processos da empresa para que ela possa cuidar de suas vendas e, finalmente, ganhos financeiros evitando o conhecido e desagradável “retrabalho”.


Os contatos da Class Training são:

www.classtraining.com.br

comercial@classtraining.com.br

(11) 98312-8601 – (11) 2305-6945

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Jornalista de Porto Alegre faz um balanço do turismo Riograndense

Porto Alegre recebeu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano uma média de 700 estrangeiros por dia, que vinham à cidade fazer negócios,...

Michael Thamm e Mario Zanetti são os novos CEO e CCO da Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros anunciou nesta quinta-feira (9) uma nova estrutura organizacional como parte dos esforços da Carnival Corporation para aprimorar as operações antes da...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Diretor geral dos Hotéis-Escola Senac SP: “só reabriremos com segurança total”

"Seguir como sempre priorizando o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores,  adotando uma abordagem prudente para retomada das nossas atividades com total segurança". Assim,...

Costa Cruzeiros anuncia novo protocolo de segurança e higiene a bordo

A Costa Cruzeiros anunciou nesta semana os novos procedimentos operacionais para fortalecer ainda mais as medidas de precaução em sua frota, a fim de...

Mais enólogos, mais sommeliers e menos blá-blá-blá

por Werner Schumacher* Mais enólogos! Mais sommeliers! Muito resumidamente, podemos dizer que estes dois profissionais estão no front. O Enólogo, em contato direto com o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias