(Edição do DT com agências)
Por seu célebre Centro Histórico, Quito, a capital do Equador, foi reconhecida como Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 1978, pela UNESCO. Em 2015, a cidade comemora o êxito em manter este título por 37 anos.
Segundo María José Garzón, diretora de marketing do Quito Turismo, órgão de promoção turística local, o Centro Histórico possui 3,2 quilômetros quadrados de área, com 130 edifícios monumentais e 5 mil imóveis registrados, uma das principais razões para receber o reconhecimento. “Quito é a capital latino-americana que destina mais recursos para proteger seu patrimônio cultural tangível e intangível, que são atrativos que contam sua rica história”, explica.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, Quito conta com mais de 53 museus que combinam sua oferta turística e contemporânea, mais de dez teatros que apresentam o melhor da arte local e mundial e também sete parques urbanos que são cenários ideais para a prática de esportes.
Ainda em comemoração ao fato, a capital equatoriana esteve em festa e realizou um festival de atividades artísticas e gastronômicas. Com o nome de “Nosso Patrimônio 2015, Semana da Herança Cultural”, o festival abordou o tema da importância da conservação do Centro Histórico de Quito.