Por meio do programa Fundo Clima, na categoria de Florestas Nativas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá destinar R$ 25,3 milhões para apoiar os investimentos da Parquetur Caminhos do Mar em sua área de concessão, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo.
Segundo nota enviada pela Agência BNDES ao DIÁRIO DO TURISMO, ao final, esses recursos devem criar 70 novos postos de trabalho, sendo 14 diretos e 56 indiretos. Isso representa um crescimento de 87,5%. Esses empregos podem ser considerados “verdes” pois contribuem para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.
“Ao apoiar as concessões de parques nacionais estamos dando impulso à preservação ambiental com geração de empregos, uma das prioridades do governo do presidente Lula. O turismo e a recreação podem ser a primeira forma de contato com a natureza, em especial para quem mora em cidades, e servirem para conscientizar da necessidade de preservar os ecossistemas”, pontuou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A modalidade Florestas Nativas é com menor taxa do programa Fundo Clima. Com um custo financeiro de 1% ao ano, ela apoia a conservação, recuperação e gestão responsável de florestas e promove a mitigação climática, a sustentabilidade ambiental, a disponibilidade de água, a proteção e uso sustentável da biodiversidade e a resiliência às mudanças climáticas.
Cerca de 53,7% do total será usado em obras civis, como o restauro de monumentos, a melhoria ou construção de infraestrutura, bem como a criação de novas atrações. Entre elas estão arvorismo, quadras, decks flutuantes, uma estação meteorológica e uma unidade de combate a incêndio florestal.
Outros investimentos serão em treinamento, compra de máquinas e equipamentos, bem como serviços técnicos especializados. Entre os serviços a serem contratados estão projetos para contenção de risco ou equipe de engenharia de implantação do projeto.
Concessão
A Parquetur é responsável pela gestão do uso público do parque Caminhos do Mar, que possui área de 274,59 hectares e está inserido nos 324,3 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Mar. Em 2023, a área de concessão recebeu 75,8 mil turistas. A projeção da concessionária é fechar o balanço de 2024 com um total de 102,5 mil visitantes.