Recepção de turistas chineses: MTur abre credenciamento para agências interessadas

Continua depois da publicidade

O MTur abriu credenciamento de agências interessadas em receber chineses e as inscrições no projeto feito pelo Ministério e o governo chinês vão até o dia 30 de novembro

O Ministério do Turismo (MTur) já abriu o credenciamento das agências de viagens para atuarem na recepção de turistas chineses no país.

Vale destacar que esta seleção é feita anualmente pelo Ministério e pertence ao acordo assinado entre os governos brasileiro e chinês, feito através de um documento de entendimento. Assim, é chamado Status de Destino Aprovado (ADS, na sigla em inglês).

Veja também as mais lidas do DT

Dessa forma, o prazo para cadastramentos dos interessados se encerra no dia 30 de novembro. E o resultado será divulgado no dia 05 de dezembro, através do Diário Oficial da União (DOU).

MTur abre credenciamento: veja os requisitos

Também vale ressaltar que um requisito imprescindível para concorrer ao processo é que as agências estejam regularizadas junto ao Cadastro Nacional do MTur. Pois, ele é o Órgão que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur).

Além de declarar ciência dos termos do acordo assinado entre os dois países, e aceitar o Termo de Responsabilidade constante no edital.

De acordo com informações da Organização Mundial do Turismo (OMT), até 2019, o viajante chinês foi o que mais percorreu o planeta. E isso representou aproximadamente 135 milhões de viajantes por ano.

Nesse sentido, s chineses são também os que mais gastam com viagens: cerca de US$ 250 bilhões. Dessa forma, a iniciativa representa mais uma ação com o objetivo de otimizar a atração desses viajantes ao Brasil.

Cooperação entre os países

A partir de setembro de 2017, a China estabeleceu um acordo, visando a facilitação de vistos com o Brasil e definido um prazo de validade de cinco anos às concessões de turismo. Também, permitindo várias entradas no país e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, anualmente.

Vale lembrar que antes deste acordo, que começou a vigorar a partir de 1º de outubro do ano passado, o visto habitualmente era aceito por apenas três meses.

A partir de maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, se uniram numa feliz e inédita parceria para a composição de roteiros customizados. E esses roteiros aumentaram consideravelmente a presença dos asiáticos no Brasil.

Ainda, o MTur opera junto a outros países da América Latina no aprimoramento da experiência de chineses na região. E isso é muito similar ao trabalho conjunto que faz com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.

Por fim, já em 2022, Brasil e China intensificaram o compromisso com o fortalecimento do turismo, por meio da Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Ela aconteceu em maio, entre os vice-presidentes dos países. E a Cosban é o principal mecanismo bilateral entre Brasil e China.

Para se inscrever, clique aqui.


EDIÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade