O MTur abriu credenciamento de agências interessadas em receber chineses e as inscrições no projeto feito pelo Ministério e o governo chinês vão até o dia 30 de novembro
O Ministério do Turismo (MTur) já abriu o credenciamento das agências de viagens para atuarem na recepção de turistas chineses no país.
Vale destacar que esta seleção é feita anualmente pelo Ministério e pertence ao acordo assinado entre os governos brasileiro e chinês, feito através de um documento de entendimento. Assim, é chamado Status de Destino Aprovado (ADS, na sigla em inglês).
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Dessa forma, o prazo para cadastramentos dos interessados se encerra no dia 30 de novembro. E o resultado será divulgado no dia 05 de dezembro, através do Diário Oficial da União (DOU).
MTur abre credenciamento: veja os requisitos
Também vale ressaltar que um requisito imprescindível para concorrer ao processo é que as agências estejam regularizadas junto ao Cadastro Nacional do MTur. Pois, ele é o Órgão que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur).
Além de declarar ciência dos termos do acordo assinado entre os dois países, e aceitar o Termo de Responsabilidade constante no edital.
De acordo com informações da Organização Mundial do Turismo (OMT), até 2019, o viajante chinês foi o que mais percorreu o planeta. E isso representou aproximadamente 135 milhões de viajantes por ano.
Nesse sentido, s chineses são também os que mais gastam com viagens: cerca de US$ 250 bilhões. Dessa forma, a iniciativa representa mais uma ação com o objetivo de otimizar a atração desses viajantes ao Brasil.
Cooperação entre os países
A partir de setembro de 2017, a China estabeleceu um acordo, visando a facilitação de vistos com o Brasil e definido um prazo de validade de cinco anos às concessões de turismo. Também, permitindo várias entradas no país e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, anualmente.
Vale lembrar que antes deste acordo, que começou a vigorar a partir de 1º de outubro do ano passado, o visto habitualmente era aceito por apenas três meses.
A partir de maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, se uniram numa feliz e inédita parceria para a composição de roteiros customizados. E esses roteiros aumentaram consideravelmente a presença dos asiáticos no Brasil.
Ainda, o MTur opera junto a outros países da América Latina no aprimoramento da experiência de chineses na região. E isso é muito similar ao trabalho conjunto que faz com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.
Por fim, já em 2022, Brasil e China intensificaram o compromisso com o fortalecimento do turismo, por meio da Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Ela aconteceu em maio, entre os vice-presidentes dos países. E a Cosban é o principal mecanismo bilateral entre Brasil e China.
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EDIÇÃO DO DT com agências.