Evento acontece de 6 a 8 de agosto no Centro de Convenções com o apoio do Ministério do Turismo e o patrocínio da CVC
( Agências com Edição do DT) – Será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, de 6 a 8 de agosto, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento foi lançado na última sexta-feira (26), durante encontro no Mercure Mar Hotel para 150 pessoas com a presença do Trade Turístico dos quatro Estados beneficiados com a duplicação da BR-101: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.
A primeira edição do Salão aconteceu em Natal em 2013, com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores. Este ano, a expectativa é reunir nove mil pessoas. O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC.
Veja também as mais lidas do DT
O modelo adotado no Recife será o mesmo de Natal. Os estandes comerciais serão liderados por operadoras, meios de hospedagem, agências de receptivo, parques temáticos, empresas de passeios turísticos e casas de show e entretenimento, entre outros segmentos. Na programação cultural, haverá palco para shows e apresentações dos quatro Estados, assim como salão gastronômico e espaço para exposição e comercialização de artesanato.
Dentre as atividades programadas constam capacitações para que os agentes dos principais destinos turísticos na Rota 101 Nordeste, que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte e tem em torno de 600 km. “É muito importante fazermos um trabalho integrado entre destinos vizinhos do Nordeste, ainda mais num momento de crise econômica, quando o turismo interno se fortalece”, disse o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.
A expectativa da organização é reunir agentes de viagem nos três dias do evento, que virão em caravanas de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, assim como de cidades pernambucanas, como Caruaru, por exemplo. Serão convidados jornalistas dos quatro Estados e alguns de São Paulo e do interior, principal polo emissor para o Nordeste. “O País precisa conhecer o potencial verdadeiro e consistente da região e da força e seriedade do turismo no Brasil enquanto atividade que gera emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Com quase 200 estandes comerciais e ampla área para apresentações culturais, gastronomia e artesanato, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste funcionará das 16h às 22h nos dias 6, 7 e 8 de agosto (quinta a sábado). Um programa familiar para os moradores da Região Metropolitana do Recife, que poderão escolher viagens e desfrutar de atrações como folclore, artesanato e gastronomia.